Prefeitura de Coração de Maria realiza mais uma edição da Sexta Literária na Praça, com destaque para a Educação Especial

A Prefeitura de Coração de Maria, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (11/10) mais uma edição da Sexta Literária na Praça, um projeto que tem como objetivo principal estimular o hábito da leitura e da escrita entre os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa, que acontece semanalmente, proporciona um espaço lúdico e interativo para que os estudantes possam compartilhar seus conhecimentos e talentos.

Mega Saldão de Pisos da CL Constrular – Ofertas Imperdíveis a partir de R$ 20,99

A primeira-dama Gardênia Lima destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “É um projeto da gestão municipal, do prefeito Kley Lima (AVANTE), realizado através da Secretaria de Educação, para  incentivar a literatura, a leitura e a escrita. Tudo que os alunos aprendem em sala de aula, os professores, os coordenadores, eles trazem essa cultura, essa informação que eles obtiveram em sala de aula aqui para a praça e trabalham de uma forma lúdica, e dessa forma lúdica, é estimulado o aprendizado”, disse.

Primeira-dama de Coração de Maria, Gardênia Lima – Foto: Fala Genefax

A Sexta Literária desta semana teve um foco especial na educação inclusiva, com a participação de alunos da Educação Especial, que fazem parte do Núcleo de Necessidades Educacionais Especiais (NNE). A programação incluiu atividades interativas que envolveram o uso de Libras e outros recursos voltados para a inclusão dos alunos com deficiência. Sobre essa temática, Gardênia Lima destacou o compromisso do município com a inclusão.

Prefeitura de Coração de Maria realiza mais uma edição da Sexta Literária na Praça, com destaque para a Educação Especial – Foto: Fala Genefax

“O município trabalha muito essa questão da inclusão. Chamamos de educação especial na perspectiva inclusiva. E hoje tivemos aqui todos os alunos da educação especial, que fazem parte do NNE, que é o Núcleo de Necessidades Especiais Educacionais, junto com as salas de recursos que nós temos no município para poder desenvolver as habilidades, incluir tudo que é possível para a gente atingir a inclusão”, completou a primeira-dama.

Secretário de Educação de Coração de Maria, Joelson Silva – Foto: Fala Genefax

O secretário de Educação, Joelson Silva, também falou sobre o impacto do projeto na comunidade escolar. “O objetivo é motivar a leitura escrita. Os alunos começam a trabalhar a literatura na escola com os professores, e essa literatura trabalhada na modalidade de ensino, ela vem para a Praça em forma de ludicidade, com arte, dança, música, teatro. Isso motiva o aluno, motiva a família, motiva a escola. É uma oportunidade de trazer aquilo que está sendo trabalhado na sala de aula, agora para trabalhar também na praça”, pontuou.

Prefeitura de Coração de Maria realiza mais uma edição da Sexta Literária na Praça, com destaque para a Educação Especial - Foto: Fala Genefax
Prefeitura de Coração de Maria realiza mais uma edição da Sexta Literária na Praça, com destaque para a Educação Especial – Foto: Fala Genefax

Joelson também explicou que, ao longo do ano, serão realizadas mais 4 edições da Sexta Literária, com a participação de todas as escolas da rede municipal e incentivando o desenvolvimento da leitura, da escrita e da expressão artística entre os estudantes.

Lígia Maria Silva Cerqueira, coordenadora da educação especial – Foto: Fala Genefax

A coordenadora da educação especial, Lígia Maria Silva Cerqueira, enfatizou a importância da inclusão dentro do projeto. “A Sexta Literária é importante não só para os meninos da inclusão, mas como um todo para todos os estudantes. É um incentivo à imersão no mundo da leitura e da escrita, bem como das questões do desenvolvimento das habilidades, da oralidade, da expressão. Através desse projeto, nós temos descoberto vários talentos, os meninos têm mostrado como é bom estar na sala de aula aprendendo de forma articulada sobre leitura escrita e tendo seu momento para vir expressar na rua. É um momento também que dá uma visibilidade aos alunos com deficiência, para mostrar à sociedade que eles são capazes, que eles podem estar inseridos nos espaços, seja ele dentro ou fora da escola”, ressaltou.

 

IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics