Homenageada na FLICAR, jovem poeta Suelem Santos destaca o poder da literatura para transformar vidas

A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) reserva um espaço especial para celebrar a juventude. Neste ano, a Arena Jovem, homenageia Suelem Santos, uma jovem poeta que tem conquistado o coração dos leitores com seus versos e inspirado outros jovens a descobrirem o poder da leitura.
Secretária de Educação celebra mais uma edição de sucesso da FLICAR, evento consolidado no calendário cultural de Amélia Rodrigues
Ao FALA GENEFAX, Suelem contou um pouco da sua trajetória e a importância da literatura em sua vida. A jovem começou a escrever poesias durante a pandemia, em 2020, e desde então não parou mais. Sua paixão pela escrita a levou a participar do Março das Pretas e Pretinhas, onde suas poesias ganharam destaque, abrindo portas para novas oportunidades.
Em 2023, Suelen participou do Tempo de Artes Literárias (TAL), projeto educativo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Representando o Núcleo Territorial de Educação 19 (Portal do Sertão), ela se destacou na etapa estadual e foi a vencedora do concurso, levando o nome de Amélia Rodrigues e da Bahia ao cenário literário.
A jovem acredita no poder transformador da literatura e incentiva outros jovens a lerem mais. “Eu acredito muito que a educação transforma as vidas, e a literatura faz parte da educação. Você que não gosta de ler, desabrocha esse seu interesse, começa a ler, nem que seja um livrinho, um quizz. Vai lendo algo que você tem interesse, e aí você vai tomando gosto. É muito importante a gente ler”, aconselhou.
Atualmente Suelem está no terceiro ano do ensino médio, mas já tem planos para o futuro. Ela pretende cursar Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
“Sempre deixo uma frase para as pessoas em algumas palestras e reuniões que participo. Eu falo: gente, deem o máximo de vocês. Não importa onde vocês estejam, em qualquer lugar, porque os resultados vão aparecer. E isso aqui é o resultado do meu esforço, de muito tempo. Quando eu vi o meu nome, chorei tanto, porque é um esforço, é um trabalho duro, mas que no final vale a pena”, concluiu.
A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e conta com o apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado.
ASSISTA