Gilmara Belmon, secretária de Educação de Amélia Rodrigues, fala sobre os destaques da FLICAR 2024; confira a programação

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) promete movimentar a cidade com uma programação rica e diversificada, para todas as idades. A partir das 8h, as Praças da Matriz e Schitini, e a antiga Praça de Alimentação serão palco de diversas atividades culturais e shows, que se estenderão até à noite.
Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues homenageia artistas nordestinos Ariano Suassuna e Bule-Bule
O evento, que homenageia o escritor Ariano Suassuna tem entre as atrações confirmadas, a presença do ator e apresentador, Jackson Costa, do músico e cordelista, Mestre Bule-Bule e das bandas Os Bambas do Nordeste e Pagode do Segredo, que junto a outros nomes levarão ao público, cultura e entretenimento na medida certa.

Gilmara Belmon, secretária de Educação, Cultura e Esporte de Amélia Rodrigues, explicou o processo de escolha do tema para a FLICAR 2024, que será “Nordeste em Palavras: Literatura e Identidade”. Ela detalhou a reflexão e o planejamento envolvidos na definição do tema e na escolha dos homenageados.
“Nós temos uma equipe de curadoria e também de professores, pesquisadores que nos auxiliam nesse processo de seleção do tema. Quando termina uma FLICAR, imediatamente nós já estamos pensando na próxima. A curadoria desse ano resolveu escolher o Nordeste porque já que nós partimos do município [na primeira edição], trabalhamos a literatura, a identidade do nosso município, a cultura, e depois no outro ano trabalhamos no estado, então nada melhor agora do que trabalhar a região Nordeste que é tão rica e diversa”, disse.
Outro ponto destacado pela secretária foi a importância da Feira para a cidade e a oportunidade que ela oferece para vivenciar a cultura local e regional. “A Feira Literária é uma grande vitrine na qual a população tem a oportunidade de assistir, de vivenciar várias manifestações artísticas e culturais, locais e regionais. É uma grande festa da literatura e da cultura, que não é para alguns, é para todos e todas. A FLICAR é uma forma de democratizar essa cultura, essa literatura.”
Gilmara convidou a todos para participarem do evento. “Não percam, não deixem de comparecer à FLICAR, porque é um momento de encantamento, de aprendizagem, de muita interação, integração e valorização. É algo que vai contribuir muito também para a nossa autoestima enquanto povo nordestino, povo baiano”, ressaltou.
Uma programação para todos os gostos e públicos
A programação da FLICAR 2024 é marcada pela diversidade, com atividades simultâneas em diversos espaços. Na Praça da Matriz, o público poderá aproveitar o Espaço Maria Firmina dos Reis, o Palco Marcos César Alencar, a Vila Literária Fernando Pinto, a Vila Professora Maria Arlinda Meireles Elexias, a Galeria de Artes Baiako, a Feira Criativa Mestre Coelho e os stands das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.
Já na Praça Schitini, a Arena Jovem Suelem Santos promete agitar a galera com atividades voltadas para a juventude. E para a criançada, a Flicarzinha, instalada na antiga Praça de Alimentação, oferecerá uma programação especial com o tema “Luiz Gonzaga e sua importância para a cultura nordestina”.
Com o objetivo de integrar cultura e educação, a FLICAR contará com a participação das escolas do município, promovendo atividades que estimulam a leitura, a escrita e a criatividade. Além disso, a Bibiex – biblioteca móvel da Fundação Pedro Calmon – estará presente, levando livros e promovendo ações de incentivo à leitura para moradores e visitantes.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram