Prefeitura de Terra Nova entrega Centro de Ensino Profissionalizante e oferece oportunidades de capacitação para jovens e adultos

Em um marco histórico para a educação profissional do município, a Prefeitura de Terra Nova entregou nesta sexta-feira (27/7) o Centro Municipal de Ensino Profissionalizante. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visa oferecer cursos de capacitação profissional para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para o desenvolvimento local e a qualificação da mão de obra.
Prefeitura de Terra Nova inaugura Espaço Cultural Alan Santiago sede do Projeto Educart

O novo centro, que leva o nome de Miralva Pedreira Santos Teles em homenagem a uma professora que dedicou sua vida à educação de Terra Nova, oferecerá cursos de padeiro e confeiteiro, eletricista predial, mecânico de moto e mecânico industrial. As aulas teóricas já estão em andamento desde abril, e agora os alunos iniciarão a parte prática, consolidando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Para o secretário de Educação, Valdinei Costa, a implantação do centro é um grande avanço para o município. “É uma modalidade de ensino que está sendo implementada pela primeira vez aqui no município, com a meta do Plano Municipal de Educação, que nós estamos tirando do zero. Depois de 10 anos do Plano Municipal de Educação, nós conseguimos agora fazer as primeiras matrículas da educação profissional. Esperamos que essas matrículas venham a crescer e que ao concluir suas aulas esse alunos tenham uma profissão digna para seguir”, disse.

A escolha dos cursos oferecidos foi estratégica, considerando as demandas do mercado local e a necessidade de qualificar a mão de obra para as indústrias instaladas no município. “Essa implantação vai trazer desenvolvimento para o município”, avaliou o secretario.

A homenagem à professora Miralva Pedreira Santos Teles emocionou a sua filha, Fátima, também professora. Ela destacou o legado de sua mãe para a educação do município.

“Minha mãe foi uma pedra fundamental na educação de Terra Nova. Juntamente com o cunhado, o Edito Teles de Menezes, o primeiro prefeito, ela foi uma das primeiras professoras de Terra Nova. É um misto de emoções, de felicidade, que quando junta tudo, eu só digo gratidão. Gratidão pelo reconhecimento a pessoa que Miralva foi”, afirmou.

Os alunos do centro também comemoraram a nova oportunidade. Joventina Santos, de 63 anos, aluna do curso de padaria e confeitaria, expressou sua alegria em poder voltar a estudar e adquirir novas habilidades. “É um novo horizonte aberto para a minha vida. Agora revivi com esse curso, me sinto uma adolescente novamente. Vou fazer meu curso, estudar e, com fé em Deus, vou ainda mais longe.”

Já Stefane de Souza, de 31 anos, que está fazendo o curso de operador de máquinas industriais, destacou a importância da iniciativa para sua carreira profissional. “Estou gostando, é uma boa oportunidade para os jovens. Eu já trabalho em uma fábrica, mas fazendo esse curso vou crescer ainda mais lá dentro. É um curso que a gente sabe que para pagar não tem condições, então essa parceria que o prefeito fez foi ótima. Estou muito feliz”, declarou.
VEJA ÁLBUM DE FOTOS AQUI!
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram