Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Onirê Adê Fadaká é reconhecida como Patrimônio Cultural de Amélia Rodrigues

Neste sábado, (13/7), a comunidade de Amélia Rodrigues celebrou um momento histórico e de grande alegria: a entrega da placa de tombamento da Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Onirê Adê Fadaká como Patrimônio Cultural do município. Este reconhecimento, formalizado pela Lei n° 864 de novembro de 2023, representa a valorização das tradições e da herança cultural afro-brasileira na região.
Conveniência Sumaré: Um Novo Conceito de Loja de Conveniência Chega a Conceição do Jacuípe

A cerimônia realizada na sede da associação no bairro do Areal contou com a presença de membros da comunidade religiosa de matrizes africanas, e a comunidade civil, todos unidos em celebração e reconhecimento da importância associação religiosa.

Tendo como missão preservar, promover e valorizar as tradições religiosas e culturais de matrizes africanas, a associação oferece um espaço de acolhimento, fé e união para a comunidade. Buscando assim fortalecer a identidade cultural através de práticas religiosas, eventos culturais e ações beneficentes que promovam o bem-estar social e a integração comunitária.

Em seu discurso, o Babalorixá e presidente da associação Udevaldo Brandão conhecido como Derval, ressaltou a importância deste reconhecimento. “Hoje é um dia de grande alegria e celebração para nossa comunidade. Este reconhecimento é fruto do esforço, da dedicação e da resistência de todos nós. Nossa associação não é apenas um espaço físico; é um espaço de fé, cultura e união. É aqui que preservamos e cultivamos nossas tradições, passadas de geração em geração,” afirmou emocionado.
Na oportunidade o ele redeu seus agradecimentos ao poder público do município pelo apoio recebido. “Quero expressar nossa gratidão especial a prefeitura na pessoa do prefeito João Bahia, aos vereadores na pessoa do vereador Arlindo Oliveira, e à secretária Gilmara Belmon, pois o apoio e comprometimento de vocês foram fundamentais para que este reconhecimento se tornasse realidade”, destacou o Babalorixá.
Parabéns você merece axe