TEODORO SAMPAIO: Veja o que foi destaque na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça (7)

A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, nesta terça-feira (7/5), mais uma Sessão Ordinária. Durante a sessão, os vereadores apresentaram pautas relevantes para o município e discutiram questões de interesse público.
VOCÊ VIU? Veja os destaques da última Sessão Ordinária do mês de abril na Câmara Municipal de Teodoro Sampaio
Vereadora Luana Gazar (PSD)
Em seu pronunciamento, a vereadora começou destacando a importância do mercado municipal para a comunidade, ressaltando uma indicação feita pelo vereador Bel na última sessão, referente a necessidade de instalar grades no Mercado para garantir a segurança de quem usa o caixa eletrônico. Ela também pediu por mais segurança no local.
“Quando o caixa 24 horas ele foi instalado, em janeiro de 2022, foi uma solicitação minha devido a saída do banco [da cidade de Teodoro Sampaio]. Eu solicitei ao gestor que colocasse um vigilante no Mercado Municipal e nunca foi acatado o meu pedido. Concordei com a solicitação do senhor [vereador Bel] em colocar uma grade, porque realmente no Mercado tem os feirantes que têm maquinários e precisam de segurança. Além disso, os funcionários da prefeitura, eles trabalham de 8h às 12h e de 13h às 17h, então realmente não tem como ficar até a noite. Então é uma observação que eu quero fazer aqui porque é de grande importância que o local onde o caixa eletrônico se encontra fique aberto até um pouco mais tarde para atender os munícipes”, afirmou
Além disso, Luana Gazar abordou a questão da limpeza urbana, expressando preocupação com o excesso de lixo e entulhos nas ruas da cidade. Ela enfatizou a importância da cooperação entre a prefeitura e a empresa responsável pela limpeza para resolver esses problemas e garantir um ambiente mais saudável para todos os moradores. “A cobrança está muito grande, muitas pessoas mandando mensagem para mim, ligando e me procurando pessoalmente. Eu gostaria de pedir a empresa e ao secretário responsável pela limpeza da nossa cidade que, por favor pegue caçamba, as máquinas e retire os entulhos, matos e os lixos, que já estão demais, principalmente agora no período chuvoso.”
Outro ponto levantado pela vereadora foi a manutenção dos parquinhos infantis da cidade, que estão sofrendo com a falta de cuidados e manutenção adequada. Ela destacou a importância desses espaços como locais de lazer para as crianças e fez um apelo ao gestor municipal para que providencie a devida manutenção desses equipamentos.
Vereadora Sandra Gomes (MDB)
Inicialmente, Sandra destacou a falta de coleta de entulhos e a necessidade de trabalho de roçagem e poda de árvores na região do distrito de Lustosa. Ela expressou preocupação com o descaso em relação às árvores cortadas e ressaltou a necessidade de ação por parte do secretário de Transporte e Serviços Públicos.
Além disso, a vereadora lamentou a inexistência de um código de ética na Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, solicitando ao presidente a implantação urgente desse código. O presidente reconheceu a importância da medida e informou que o jurídico da casa já está trabalhando nesse sentido.
A vereadora também trouxe à tona questões de gênero, manifestando sua indignação diante da discriminação enfrentada por ela na última sessão, após o seu pronunciamento na tribuna. A edil criticou a ideia de que mulheres são rotuladas como tendo “surto psicótico” quando expõem verdades inconvenientes e defendeu seu direito de expressar sua opinião sem ser desacreditada ou silenciada, enfatizando que continuará a falar a verdade, mesmo que isso signifique ser rotulada como “louca”.
“Como é que a vereadora vai fiscalizar, chega aqui nesta casa, fala e o vereador diz que ela teve um surto psicótico? É preciso ter respeito quando uma mulher está aqui falando. Do mesmo jeito que um homem tem direito de gritar, a mulher também tem, e ninguém vai calar a minha boca. Enquanto eu estiver aqui como representante do povo e das mulheres de Teodoro Sampaio, não vai ser homem nenhum que vai calar a minha boca dizendo que eu tive surto psicótico”, frisou.
Vereador Valtinho (PSD)
Vereador Uilton de Vevé do Boi (PL)
O edil expressou sua gratidão, em nome da família Mota, ao presidente da Câmara pela elaboração de um projeto de lei em homenagem ao senhor Vevé do Boi. “Senhor presidente, novamente eu quero agradecer a vossa excelência pelo projeto de lei. Obrigado, senhores vereadores, por aceitar esse projeto. É uma história do nosso município e a gente tem que valorizar isso”, disse.
Ele também mencionou críticas recebidas de um colega parlamentar, afirmando que não iria responder, pois cada um deve lidar com suas próprias dores. Em seguida, destacou a importância de sensibilizar a população de Teodoro Sampaio para a situação de calamidade vivenciada no Rio Grande do Sul, devido as fortes chuvas que afetam o estado desde a semana passada. Uilton pediu apoio e solidariedade à população gaúcha, seja por meio de doações ou de orações, enfatizando a necessidade de empatia e união em momentos difíceis.
Vereador Dida Uzêda (PP)
Vereador Bel (PSD)
Em seu pronunciamento, Bel ressaltou que suas intervenções na Câmara sempre são fundamentadas em documentos e provas tangíveis. “Quando eu venho à tribuna, eu venho com documentos, com provas plausíveis que me respaldam. Eu não venho aqui discutir, debater sem não ter provas em mãos”, afirmou o vereador.
O vereador questionou como a Câmara poderia conceder suplementação sem informações adequadas, apresentando dados sobre a folha de pagamento que indicavam um aumento significativo nos gastos de janeiro para março. Ele expressou preocupação com esse aumento repentino nos gastos municipais e rejeitou acusações de não querer o bem dos servidores.
Por fim, o edil enfatizou que o problema não se resume à suplementação ou ao orçamento, mas ao índice elevado de gastos com pessoal. Ele destacou a importância da transparência e agradeceu aos vereadores pela compreensão e aprovação de seu requerimento, apresentado com o objetivo de esclarecer o seu papel com relação a aprovação do reajuste dos vencimentos dos servidores.