Veja os destaques da última Sessão Ordinária do mês de abril na Câmara Municipal de Teodoro Sampaio

A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, nesta terça-feira (30/4), a última Sessão Ordinária do mês de abril. Os vereadores discutiram temas como infraestrutura, iluminação pública, reajuste salarial para servidores públicos, entre outros assuntos.
VOCÊ VIU? Confira os temas abordados nos discursos dos vereadores de Teodoro Sampaio durante a Sessão Ordinária desta terça (23)
Vereadora Dida Uzêda (PP)
Em seu discurso, Dida expressou seus cumprimentos ao vereador Ednivaldo Mota pelas suas indicações em prol do distrito de Buracica, especialmente ao alertar sobre os perigos durante o período chuvoso, destacando a importância da prevenção para evitar vítimas. Ela chamou a atenção da gestão municipal para essas indicações, ressaltando a relevância de considerá-las.
Além disso, a vereadora dedicou uma parte de seu discurso para lembrar o Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º/5). Ela enfatizou que essa data é uma oportunidade para refletir sobre as lutas históricas dos trabalhadores por condições dignas de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. “O Dia do Trabalhador é um momento para relembrar a luta dos trabalhadores do passado, mas também para reforçar a luta dos trabalhadores do presente e a necessidade da continuidade De se estabelecer condições dignas de trabalho, de labor”, afirmou.
A vereadora criticou empresas locais que não tratam os trabalhadores com dignidade, expressando indignação diante disso. Ela destacou a necessidade de acabar com as disputas políticas que prejudicam os trabalhadores, mencionando um impasse político em Teodoro Sampaio. Ela enfatizou que é essencial pensar no bem-estar dos trabalhadores e deixar de lado essas brigas políticas.
“Que nesse dia possamos nos conscientizar da importância de deixar de lado as brigas e pensar no trabalhador. O que está acontecendo em Teodoro Sampaio é uma quebra de braço dos dois lados. Então que nesse dia possamos realmente deixar isso de lado e refletir sobre a importância do trabalho digno e justo”, disse.
Vereador Valtinho (PSD)
O vereador Valtinho iniciou seu discurso agradecendo a oportunidade de falar para a população de Teodoro Sampaio. Antes de prosseguir, pediu desculpas à comunidade pelos embates que tem ocorrido entre os vereadores na últimas sessões.
O edil criticou a prática de um colega de parlamento de despejar lixo às margens de um rio, destacando as consequências dessa ação. Valtinho também questionou a gestão municipal sobre a falta de transporte adequado para pacientes em situações de emergência. “Não tem carro para atender a nossa população, os nossos pacientes, as pessoas que estão doentes e necessitando, mas como é que tem carro para levar a pessoa para fazer título? Como é que explica isso? Não dá para entender. É uma situação que realmente tem falta de compromisso com o nosso povo.”, pontuou.
Sobre o veto ao reajuste salarial dos servidores municipais, Valtinho afirmou: “Eu estou vendo aí, na verdade, é um gestor que não gosta de gente, não gosta do povo. A Câmara tem compromisso sim, porque o projeto foi votado nesta Casa, o prefeito que vetou.”
Vereadora Luana Gazar (PSD)
Durante seu pronunciamento, a vereadora Luana abordou duas preocupações em relação ao distrito de Buracica: uma rua não pavimentada que causa dificuldades de acesso e alagamentos em épocas de chuva, e um buraco na rua Araújo Pinho, que representa perigo para os moradores devido à passagem de veículos pesados.
“No dia 23 de fevereiro, abriu um buraco na rua Araújo Pinho, com a passagem das caçambas e carros que estão fazendo a obra na BA-516. Muitos veículos pesados estão passando por lá e um bueiro se abriu, colocando em risco a vida das pessoas que transitam por esta rua. Quando foi no dia 10 de abril, este buraco foi fechado, foi feito uma obra solucionando o problema. 15 dias depois, o buraco está aberto novamente. Que material é esse que está sendo usado?”, questionou. A edil destacou, ainda, a necessidade de soluções efetivas para esses problemas. “Eu peço ao gestor e a equipe da infraestrutura que por favor vá ao local, verifique e tome providências.
Em relação à suplementação e ao veto do prefeito ao aumento salarial dos servidores municipais, Luana criticou a tentativa do Executivo de aprovar uma suplementação sem o devido processo na Câmara, além de denunciar a inclusão indevida do reajuste salarial dos professores nesse projeto. Ela ressaltou a responsabilidade do Legislativo em analisar e aprovar esses projetos de forma consciente, visando o benefício da comunidade.
“Ele [gestor] está achando que nós vereadores somos um nada, ele quer trabalhar sozinho, sem a parceria da Câmara de Vereadores, a verdade é essa. Nós, vereadores, aprovamos o reajuste salarial dos professores, mas a suplementação ele tem que mandar novamente para chegar aqui e a gente aprovar.”