Centro Educacional Atenas celebra seus 25 anos de história com grande Festival de Artes

O evento também comemora a trajetória de sucesso do Atenas na formação de jovens e na construção de um mundo melhor.

O Centro Educacional Atenas, em Conceição do Jacuípe, está celebrando seus 25 anos de história com um Festival de Artes que encantou a comunidade escolar e os pais dos alunos. O evento, que teve início na quarta-feira (29/11), comemora não apenas o aniversário da instituição, mas também a trajetória de sucesso na formação de jovens e na construção de um mundo melhor.

Centro Educacional Atenas celebra seus 25 anos de história com grande Festival de Artes - Foto: Fala Genefax
Centro Educacional Atenas celebra seus 25 anos de história com grande Festival de Artes – Foto: Fala Genefax

Sob o tema “Atenas 25 Anos conectando: sonhos, transformações, tecnologia, inclusão, diversidade, arte, literatura, pessoas e compromisso”, o festival destaca a importância da educação de qualidade e o papel fundamental que a escola desempenhou na vida de tantos estudantes ao longo das duas décadas e meia.

Cleuma Félix, diretora da instituição - Foto: Fala Genefax
Cleuma Félix, diretora da instituição – Foto: Fala Genefax

Cleuma Félix, diretora do Atenas, expressou sua gratidão e emoção ao celebrar essa conquista significativa. “Hoje é um dia muito especial, estamos comemorando essa vitória que é chegar aos 25 anos da escola. Essa trajetória, que começou em 1997, é uma vitória para todos nós”, disse.

A família da diretora realizou uma homenagem para ela - Foto: Fala Genefax
A família da diretora realizou uma homenagem para ela – Foto: Fala Genefax

Ela também compartilhou a alegria imensa ao ter a presença de seus seis irmãos e mãe, que viajaram de longe para prestigiar o evento. Emocionada, Cleuma ressaltou a importância do amor que permeia o Colégio Atenas, originado de sua própria família, e que se reflete em sua dedicação e conexão com os pais, alunos e profissionais que fazem parte da história da instituição. “Foi uma emoção ver minha família contando minha história, falando do que eu vivi aqui desde a minha infância. O Colégio Atenas tem tanto amor porque a família traz esse sentimento para mim e eu distribuo pra quem conheço”, afirmou a diretora.

Centro Educacional Atenas celebra seus 25 anos de história com grande Festival de Artes - Foto: Fala Genefax
Centro Educacional Atenas celebra seus 25 anos de história com grande Festival de Artes – Foto: Fala Genefax

O evento, que se estende até a noite desta quinta-feira (30) às 18h30, tem sido uma jornada emocionante, repleta de apresentações artísticas, reflexões sobre a história da instituição e depoimentos que ressaltam o impacto positivo do Atenas para a sociedade.

Ana Licia, mãe de Henrique, aluno do sexto ano - Foto: Fala Genefax
Ana Licia, mãe de Henrique, aluno do sexto ano – Foto: Fala Genefax

Ana Licia, mãe de Henrique, aluno do sexto ano, expressou sua gratidão pela oportunidade de conhecer mais sobre a história do Colégio Atenas. “Está sendo uma experiência incrível participar desse festival de artes. Está tudo muito organizado, adquirimos muito conhecimento, foi um espetáculo perfeito. Fico grata por essa oportunidade”, comentou.

Adriane Santiago, aluna do primeiro ano - Foto: Fala Genefax
Adriane Santiago, aluna do primeiro ano – Foto: Fala Genefax

As apresentações dos alunos foram o destaque do evento, mostrando talento e muita dedicação. A estudante Adriane Santiago, que está no primeiro ano, descreveu a experiência como maravilhosa. “O festival pra mim foi uma experiência incrível. Valeu a pena todos os esforços e ensaios, porque hoje foi um sucesso. Eu estava muito nervosa com a apresentação, mas quando vi a minha família fiquei mais confiante”.

Adriani Pires, mãe da aluna Giovana Victória, do sétimo ano - Foto: Fala Genefax
Adriani Pires, mãe da aluna Giovana Victória, do sétimo ano – Foto: Fala Genefax

Adriani Pires, mãe da aluna Giovana Victória, do sétimo ano, parabenizou a Cleuma, diretora da escola, pela bela festa e destacou a alegria de ter sua filha fazendo parte dessa família educacional. “Foi muito interessante esse projeto, gostei demais Meu sentimento é de gratidão pela vida da minha filha e também por essa escola maravilhosa, que tem um carinho e atenção enorme para com seus alunos”, ressaltou.

 

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Um Comentário

  1. Mais uma vez o CEA – Centro Educacional Atenas, em seu festival de arte; evento que culmina todas as ações didático-pedagógicas realizadas no âmbito do processo de construção de conhecimentos. Nos possibilitou vislumbrar um verdadeiro e emocionante espetáculo. Pudemos, por assim dizer, nos deleitarmos com um esplendoroso “desfile” das onze artes da contemporaneidade: músicas, dança, literatura, teatro, cinema, fotografia, arte digital, …
    Um espetáculo em que explicitou nitidamente a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade a “cirandar” no espaço destinado às ações concernentes ao contexto de construção de conhecimentos. Este ano, o festival trouxe em seu bojo uma especificidade significativa: conciliar as comemorações das bodas de prata de existência da instituição e o projeto pedagógico, que tinha em sua temática a tecnologia: 25 anos conectando. Nesse aspecto, tudo foi meticulosamente pensado; até a forma verbal, que compõe o tema, transmitindo-nos continuidade; explicita os ideais do sonho da idealizadora da escola.
    Inicialmente o espetáculo nos conduziu à gênese do CEA, apresentando-nos a história de Pró Cleuma e como tudo começou. Em seu discurso de abertura enfatizou a importância da família no processo de formação de valores no indivíduo, exemplificando as suas experiências vividas no âmago da sua. No início da apresentação, um dos fatos destacados foi a planta ofertada pela matriarca da família Félix a Pró Cleuma, como instrumento de construção do senso de responsabilidade e compromisso; pois assim estaria ensinando-a que tudo que se constrói na vida perpassa por esses valores.
    Interessantíssimo correlacionar o sonho da idealizadora da escola com o refrão da música Anunciação de Alceu Valença, pois de fato o sonho de implantar uma escola que atendesse às necessidades da comunidade conjacuipense e sua circunvizinhança coaduna com o ideal de esperança e novas perspectivas evidenciadas na canção.
    No contexto de construção de sonhos a frase: “Os sonhos são projetos pelos quais se luta” de Paulo Freire, sintetiza contundentemente o que propulsionou a efetiva construção dos sonhos da idealizadora da instituição de ensino. Partindo da afirmação de Pró Cleuma, poderíamos mencionar ainda versos da música Prelúdio de Raul Seixas, pois também converge com os sonhos da idealizadora da escola (grifo meu).
    O que inicialmente era um sonho tornou-se realidade porque foi compartilhado e vivenciado por todos: família, professores, coordenadores, alunos, funcionários, pais.
    Pudemos vislumbrar também o processo de construção do prédio da escola, mas o interessante foi que a estrutura arquitetônica não configura um fim em si mesma para que as ações do processo de construção de conhecimento se deem de forma significativa, mas o que a faz ganhar significado é gente!
    Vimos no percurso o quanto a escola prioriza a qualidade da construção do conhecimento. As ações desenvolvidas com arte e literatura conduzindo os educandos a construir conhecimento de forma significativa e paralelo a isso favorecendo o desenvolvimento de laços afetivos entre todos os atores imersos no contexto das ações do processo de construção e consolidação conhecimentos acadêmicos e das relações interpessoais e intrapessoais.
    Como plano de fundo de cada apresentação, vislumbramos o quanto a escola lança mão do uso dos recursos tecnológicos; mostrando-nos o quanto a tecnologia possibilita ressignificar o processo de construção de conhecimentos. Com uma leitura crítica sobre a evolução dos recursos didáticos e paradidáticos contribuem para o desenvolvimento das ações didático-pedagógicas: da enciclopédia ao celular. É nesse contexto do ápice do uso dos recursos tecnológicos que surge a Covid 19. Esse fato fez com que a escola se reinventasse. O distanciamento social tornou-se realidade e o espaço das relações, no âmbito da escola, fora substituído pelo virtual: frio e impessoal; delineando um novo paradigma para se efetivar a construção de conhecimentos. Nesse cenário, nos foi apresentado a cena da personagem da idealizadora da escola imersa num conflito: como fazer educação sem contato pessoal? Pois a escola se faz com gente! Entretanto, a escola se reinventou e com implementação de recursos da tecnologia da comunicação e informação conseguiu superar os desafios impostos pela pandemia.
    E o que relatar sobre as lições de diversidade, alteridade e inclusão que o personagem Auggie Pullman do filme Extraordinário nos trouxe à tona? Nessa apresentação foi evidenciado o quão é importante nos desvencilharmos da |“bagagem” de preconceitos que nos impede de nos tornarmos melhores. Que reflexões significativas nos propôs! Explicitando assim, que a escola configura-se como um espaço propício ao exercício da construção do respeito à diversidade.
    E por fim, a reflexão que evidencia o quão imprescindível para instituição o seu compromisso com a educação, contribuindo significativamente para que os seus educandos iniciem sua vida acadêmica no 6° ano do Ensino Fundamental II e possam trilhar seu caminho de forma segura até a conclusão do Ensino Médio. Enfim, parabéns ao Centro Educacional Atenas por nos presentear com mais um evento repleto de reflexão e aprendizado. Que todos que formam a estrutura viva da família Atenas possam continuar proporcionando-nos momentos ímpares como esse. PARABÉNS!
    Pai de Aluno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics