Conheça a história do Pastel do Japão, presente na feira livre de Conceição do Jacuípe há mais de 40 anos

Muitos afirmam que o pastel possui um encanto mágico que nenhum outro petisco, por mais saboroso que seja, consegue replicar. Para quem costuma visitar a feira livre de Conceição do Jacuípe, esta delícia gastronômica pode ser encontrada na barraca do Pastel do Japão, que já se tornou parada obrigatória para moradores e visitantes. O FALA GENEFAX foi à feira da cidade para conhecer mais sobre a história do negócio, que já soma mais de 40 anos de tradição em Berimbau.
VOCÊ VIU? PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! CL Constrular sorteia primeiros ganhadores da Promoção Reforma Premiada
À frente do negócio está Messias Silva, que é natural de Santa Catarina. Ele e a família desembarcaram na Bahia e trouxeram uma tradição que se transformaria em uma história de sucesso no coração de Conceição do Jacuípe: a venda de pastéis.
O que nasceu como uma tradição familiar tornou-se um empreendimento duradouro com o passar do tempo. “A gente veio para Bahia há 48 anos e quando viemos morar aqui já viemos com a intenção de vender pastel”, conta.
O Pastel do Japão não apenas se firmou na feira de livre de Berimbau, mas também expandiu suas fronteiras, levando o sabor tradicional a diferentes cidades, como Feira de Santana e Santo Amaro.
A arte de encantar paladares

Atendendo às terças e sábados em Conceição do Jacuípe, a barraca do Pastel do Japão conquistou a fidelidade dos clientes ao longo dos anos. A qualidade do produto aliada ao tratamento cordial aos frequentadores da feira criaram uma clientela fiel.
Messias relata que a popularidade do negócio começa com o bom tratamento dos clientes que frequentemente transitam por ali e fazem a famosa propaganda boca a boca.
“A gente começou na praça Manoel Teixeira de Freitas, há 43 anos atrás. Viemos aqui para o mercado [Centro de Abastecimento] há 3 anos. Vendemos um produto de qualidade, que já é conhecido na cidade. Acho que a propaganda de boca a boca feita pelo povo já diz tudo”, afirmou.
Qualidade testada e aprovada
Jefferson Rodrigues é um fiel frequentador desde os tempos em que a barraca do Pastel do Japão estava situada na praça Benjamin Costa e continua sempre comprando o produto. “Depois que mudou para cá, continuo sempre vindo para comprar. [O pastel] tem sabor e muita qualidade”, disse.
Elisabete, que conheceu o Pastel do Japão após uma visita a cidade, ressalta a confiança na excelência do produto oferecido pela barraca, e o recomenda para outras pessoas. “É um pastel muito gosto, sequinho. O pessoal pode vir e provar, porque a qualidade é garantida.”