Sindicato promove 4° Encontro da Melhor Idade Rural e celebra história dos trabalhadores rurais de Amélia Rodrigues

Reconhecer e valorizar a história de lutas e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade. Essa foi a ênfase do 4° Encontro da Melhor Idade Rural, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amélia Rodrigues nesta sexta-feira (27/10). O evento foi especialmente notável por marcar o período de retomada das atividades presenciais após as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19.
VOCÊ VIU? Assista a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues
O sindicato tem uma trajetória rica em lutas e conquistas em prol da agricultura familiar, sendo reconhecido por inúmeras lutas e conquistas em nome dos homens e mulheres do campo. São anos de mobilizações e ações comprometidas com as mudanças econômicas e políticas para a sociedade ameliense.
O presidente da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues, Valter Reis (PDT), e o ex-prefeito da cidade, Paulo Falcão (REPUBLICANOS), marcaram presença no evento, que buscou ampliar suas atividades, para incluir não apenas a melhor idade rural, mas também mulheres e jovens, reconhecendo a importância de envolver todos esses grupos na defesa dos direitos dos trabalhadores.
À frente do sindicato está a presidente Verônica Barbosa, que teve o seu mandato renovado no ano passado, e há anos vem cumprindo o seu compromisso de fortalecer o movimento sindical e os trabalhadores rurais no município, mesmo perante as dificuldades. “A gente está na luta, depois de todo esse momento ruim que a gente passou durante a pandemia, estamos retornando ativa e fortalecendo nosso movimento. O sindicato forte de luta é com o povo, com o trabalhador”, ressalta Verônica.
A presidente destaca a importância da filiação ao sindicato, enfatizando que os trabalhadores rurais devem se organizar e se preparar para reivindicar benefícios quando necessário, como auxílio-doença ou aposentadoria. O sindicato continua a receber agricultores familiares em seu endereço, na Rua José Santana, número 14, na Praça dos Maçons.
“O trabalhador tem que estar se organizando, vindo ao sindicato para ter orientações corretas, tirar suas dúvidas, se munir, para que lá na frente, precisando de qualquer um benefício, ele esteja resguardado e ciente dos seus direitos. É interessante que a gente consiga manter esse público e trazer mais agricultores para o movimento sindical”, explica.
Aurenildes Veiga, 58 anos, é uma participante ativa no sindicato há 19 anos e elogiou a realização do evento. “Desde 2004 que eu faço parte desse movimento, continuo fazendo meus serviços rurais, planto, limpo, levanto cedo… Estou achando esse evento maravilhoso, já dancei e me diverti muito”. Ela parabenizou a atuação de Verônica como presidente. “Verônica é uma boa presidente, ela tem uma capacidade muito boa de organizar e explicar as questões relacionadas ao sindicato para nós”, completou.
Filiada ao sindicato desde 2003, Maria Matilde dos Santos tem 66 anos e começou a trabalhar com agricultura desde os 16. Atualmente, ela é aposentada, mas ainda desenvolve atividades no campo. Ela agradeceu destacou a importância do sindicato em sua vida e expressou alegria em ver todos reunidos no evento. “O sindicato é muito importante para mim. Hoje eu sou aposentada através do sindicato rural e continuo ainda na atividade rural. Hoje está sendo uma alegia, vendo todo mundo reunindo, quero agradecer a todos que vieram”, disse.
João da Cruz, Presidente da FETAG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado), disse que eventos como o 4° Encontro da Melhor Idade Rural desempenham um papel crucial na celebração e reconhecimento daqueles que contribuíram e continuam a contribuir para o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar.
“Os nossos agricultores e agricultoras da terceira idade são aquelas pessoas que já contribuíram com o desenvolvimento e com o fortalecimento da agricultura familiar e ainda continua contribuindo. Existe uma pesquisa que diz que mais de 50% da produção da agricultura familiar ainda é dos nossos trabalhadores da terceira idade. O sindicato aqui de Amélia Rodrigues está de parabéns, sendo representado pela companheira Verônica, de estar realizando uma atividade nesse sentido”, afirmou.
IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS