Artista da terra, Robson O Pretu elogia contribuição cultural da FLICAR para Amélia Rodrigues

O músico e educador Robson O Pretu, artista de Amélia Rodrigues, encerrou com chave de ouro o segundo dia da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), na tarde deste sábado (16/9). Em entrevista durante o evento, ele compartilhou sua visão sobre a importância desse encontro cultural e como ele afeta positivamente a comunidade local.
VOCÊ VIU? Em participação na FLICAR, ator Thiago Almasy debate o papel da internet na democratização da cultura
Para Robson, que também é professor no município, participar da FLICAR e contribuir com a música é uma experiência valiosa. Ele enxerga a feira como um evento que movimenta a cidade, atraindo visitantes de outras localidades e mostrando a riqueza da cultura local. Essa iniciativa fortalece a identidade cultural da região e, segundo ele, todos saem ganhando.
“A região abraça, e isso é importante porque a gente contagia, de forma maravilhosa e benéfica, para que possamos trazer a cultura cada vez mais próxima do cidadão, para que ele possa ler, para que ele possa fluir a cultura, que é muito importante hoje em dia para nós”, destaca.
O professor ressalta a importância de educar as crianças, pois elas têm a oportunidade de construir novos saberes e contribuir para uma sociedade melhor no futuro.
“Paulo Freire dizia ‘Educai as crianças, para que não tenhamos que punir os adultos’, então todo esse processo começa lá na base, as crianças estão vivenciando isso, estão vendo um movimento desse nunca visto em Amélia Rodrigues. Acho que é algo muito importante, porque as crianças são protagonistas. Nós adultos já sabemos, vamos elencar o que já temos, mas as crianças elas vão construir, e esse é o processo mais importante da história. Se elas conseguem construir, teremos uma sociedade muito melhor”, disse Robson.
ASSISTA
Ver essa foto no Instagram