Confira os destaques da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio desta terça (12)

A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, nesta terça-feira (12/9), mais uma Sessão Ordinária da legislatura 2021-2024, do biênio 2023-2024. Na oportunidade, os vereadores apresentaram pautas relevantes para o município e discutiram questões de interesse público.

VOCÊ VIU? Veja o resumo dos pronunciamentos dos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara de Teodoro Sampaio desta terça (5)

Vereador Bel (PL)

Durante a sessão, o vereador Bel apresentou o requerimento de n° 14/2023, solicitando a Secretaria de Saúde informações sobre a falta de médico e enfermeiro no PSF do distrito de Buracica.

Ele destacou que a comunidade enfrenta dificuldades, como viagens nas madrugadas para consultas. “Não é o povo que tem que vir à saúde, a saúde que tem que ir onde o povo está. Porque o povo precisa dessa assistência”, disse.

Vereadora Nilma Vaz (PL)

Em seu discurso, a vereadora parabenizou ao Padre José Márcio e a sua equipe pela realização da festa de Nossa Senhora da Ajuda e agradeceu ao prefeito pelo apoio no evento. Nilma também falou sobre a realização do Desfile Cívico do 7 de setembro e elogiou o secretário de educação João Paulo, o secretário de cultura, Danilo, professores, coordenadores, diretores e profissionais de todas as escolas municipais e estaduais pela organização.

Além disso, a vereadora destacou a importância do Programa Nacional de Imunização (TNI) que completa 50 anos no Brasil, mencionando a história de sua irmã, que ficou cadeirante devido a problemas de saúde causados pela falta de vacinação à epóca.

Em resposta ao requerimento apresentado pelo vereador Bel, referente a ausência de um médico no distrito de Buracica, a vereadora explicou que o município já foi contemplado pelo Programa Mais Médicos. “O nosso município já foi contemplado pelo médico e provavelmente ele irá comparecer na Secretaria de Saúde entre os dias 19 e 22 de setembro”, disse.

Vereadora Luana Gazar (PL)

A vereadora deu início ao seu pronunciamento parabenizando os agentes de endemias do município pelo excelente trabalho no combate à dengue, ressaltando a importância da colaboração da população em colaborar para evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Temos que fazer a nossa parte, não adianta os funcionários se dedicarem, irem de porta em porta, e a gente não dar a nossa parcela de contribuição. Não deixemos água parada, pneus, garrafas”, afirmou.

Luana elogiou, ainda, a equipe de saúde no município pelo trabalho no combate ao tabagismo, mencionando casos de sucesso de pessoas que pararam de fumar.

Outra questão abordada pela edil foi a falta de comunicação e organização sobre as celebrações da Semana da Pátria. “O que eu vejo acontecendo é que muitas culturas, tradições aqui no nosso município, elas vêm se perdendo. Estou aqui expondo o meu pensamento e a minha tristeza por esse ano não ter visto nada na Semana da Pátria. Se teve alguma coisa, foi dentro de quadro paredes, porque nem nas redes sociais eu vi uma postagem. Recebi a informação sobre a programação do 7 de setembro no dia 6, a tarde. Achei uma falta de respeito com os municípes e com o Legislativo, porque não teve nenhuma publicação apra que nós ficassémos cientes e pudessemos participar, mas mesmo assim estávamos lá”, disse.

Vereador Valtinho (CIDADANIA)

No seu discurso, o edil começou abordando a questão da falta de médico no distrito de Buracica e argumentou que, mesmo sendo parte do programa “Mais Médicos”, a comunidade não deveria ficar muito tempo desassistida.

Valtinho também mencionou a limitação de horário de um carro que costumava realizar transportes de moradores do distrito de Lustosa até o período da noite, mas agora só funciona até as 17h. O vereador destacou um incidente recente em que ele prestou socorro a uma pessoa ferida, porque não havia transporte disponível.

Em seguida, o vereador também fez cobranças direcionadas ao secretário de infraestruturas, Wilton, referindo-se a problemas em estradas locais, como a ladeira de Lustosa, que precisa de manutenção para evitar acidentes. Ela também citou as más condições de uma pista que liga o Matadouro ao fundo do Mercado Municipal. “O nosso dinheiro está indo para o ralo, e nenhuma providência é tomada”, disse Valtinho.

O vereador também classificou o prefeito como “mentiroso”, mencionando a promessa de construção de uma praça feita aos moradores da rua da Palmeira, em Lustosa, durante o período eleitoral.

Vereador Valdir Duarte (PSB)

O vereador Valdir destacou a responsabilidade dos vereadores de oposição em abordar assuntos importantes a serem discutidos. “A gente está aqui à disposição, tanto dos vereadores de situação, como do pessoal da comunidade, para que possam nos questionar e dizer se é verídico ou não o que a gente trata aqui”, disse.

O edil também salientou o fato de que não é necessário pertencer à oposição para levar temas de discussão à Câmara. Ele citou como exemplo o requerimento apresentando pelo vereador Bel, solicitando informações acerca da falta de médico no distrito de Buracica. “Acho que o vereador não precisa ser de oposição para trazer algo apra ser discutido aqui na Câmara, basta ele ser vereador. É importante que sejamos fiscalizadores. Não somos contra o atual prefeito, mas é preciso entender que a atual gestão foi a que teve mais recursos, e poderia ter feito algo de melhor para o nosso município.”

Vereador Kerreu (PP)

Em seu pronunciamento, o vereador parabenizou o Secretário de Educação, João Paulo, pelo empenho e dedicação na organização do desfile de 7 de setembro, reconhecendo os desafios enfrentados na área educacional. Kerreu também elogiou a Secretária de Administração, Laiara, pelo seu desempenho e pela melhoria na gestão financeira do município, destacando o pagamento em dia dos salários e fornecedores. O vereador elogiou a competência de Laiara e notou mudanças positivas na Secretaria de Administração.

O edil enfatizou a importância da oposição responsável, destacando que, além de fazer críticas, é fundamental reconhecer e elogiar as realizações positivas. “Acho que quando a gente é oposição com responsabilidade, a gente tem que cobrar, mas em cima da cobrança temos que elogiar o que foi feito. A gente não pode subir aqui na tribuna e só criticar. E o que foi feito, por que não fala?”, questionou.

Vereadora Valdelúcia Reis (PL)

A vereadora compartilhou um emocionante relato pessoal, sobre o seu sobrinho, que foi vítima da depressão. Valdelúcia chamou a atenção para a importância do Setembro Amarelo, mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e falou sobre a necessidade de acolher as pessoas que estão passando por algum tipo de problema relacionado a questões mentais.

“Nós precisamos nos atentarmos para os nossos amigos, os nossos vizinhos, um ombro amigo é muito importante nessas horas. A depressão é uma doença e ela mata”, ressaltou.

Vereadora Sandra Gomes (CIDADANIA)

A vereadora abordou em seu discurso uma entrevista concedida pelo prefeito recentemente, e criticou a sua postura, ressaltando o fato de que ele estava ‘vendendo”uma imagem ilusória sobre a cidade.

“Acho que nós temos um outro prefeito, porque o que ele falou não é Teodoro Sampaio na Bahia, deve ser Teodoro Sampaio em São Paulo. O gestor falou que a aprovação dele é de 84%, falou que temos 4 ambulâncias, sendo duas UTIs… Para que tanta mentira? É inadmissível. Faça e fale, não invente para se engradecer, não”, pontuou Sandra.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics