Acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro o 4º SELINSP – Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Sociedade e Produção de discursos (LINSP/CNPq/UEFS), na Universidade Estadual de Feira de Santana, Módulo 1, Auditório 2, em Feira de Santana.
Com o tema “Se essa leitura fosse minha, eu mandava para as ruas e outros espaços”, o seminário busca sugerir uma perspectiva de leitura como prática de liberdade dos sujeitos, a partir da qual rompe-se com formas de controle muitas vezes exercidas pela leitura disciplinada, normatizada.
A ideia é dar visibilidade a práticas de leitura em espaços não-institucionalizados, como leituras das ruas, praças e outros (não) lugares possíveis das cidades, independente da condição convencional do que seja o corpo leitor. Estará no palco das apresentações as leituras das ruas, muros, de mulheres, as leituras negras, queers, literárias de mulheres e surdas, as leituras infames.
O 4º SELISNP pretende promover o debate, o confronto de perspectivas, o desafio de ler de um modo discursivo, crítico, acreditando na leitura como prática arqueogenealógica, que se produz nas relações de saber/poder e possibilitar o diagnóstico do presente, pensar quem somos nós hoje, numa perspectiva dos Estudos Discursivos Foucaultianos.
O espaço é para as leituras como prática de liberdade, resistência, luta, ainda que sob perspectivas discursivas diversas.