VÍDEO: Diversos peixes mortos são encontrados na praia de Cabuçu; moradores falam em pesca com bomba

Do Aratu On parceiro do Fala Genefax

Diversos peixes mortos foram encontrados na praia de Cabuçu, distrito de Saubara, nesse domingo (24/7). A maioria dos peixes encontrados eram xaréus pesando cerca de 7 kg, cada. Segundo moradores e pescadores, trata-se de pesca predatória, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
VOCÊ VIU ISSO? SEGURALTA: Seguros, consórcios e previdência, as melhores opções em produtos e coberturas para você e sua empresa 
Em um vídeo, um morador registra a cena. “Tem muito peixe morto… Passei por uns 50 peixes, ‘ó’ a quantidade! […] Deve ser pesca ilegal. ‘Tá’ acontecendo alguma coisa, porque isso não existe”, diz ele.
Pescadora e também casada com um pescador, Dona Cleonice conta que muitos pescadores que têm essa prática chegam em canoas pequenas e usam GPS para saber onde os cardumes estão. Em geral, os xaréus vem para a região se alimentar de peixes menores, como sardinhas.
Ela explica que quando os pescadores lançam as bombas, não conseguem pegar todos os peixes atingidos, então eles afundam e, no dia seguinte, boiam e são levados pela maré até a areia.
O consumo desses animais, nesse estado, não é indicado, porque os peixes apresentam coloração inadequada e mau cheiro, demonstrando estado de putrefação. Dona Cleonice ainda relata que esses peixes têm aspecto de “queimado”, por conta das bombas.
COMO DENUNCIAR CRIME AMBIENTAL
O cidadão que deseja registrar um crime ambiental deve entrar em contato com o Inema para que medidas possam ser tomadas. As denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia, no número 0800 071 1400, ou através do e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br.

 

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics