‘Uma vergonha’: Vereadora Sandra se revolta com prefeito por querer mudar nome de colégio em Lustosa

Vereadora de Lustosa, no município de Teodoro Sampaio, Sandra Gomes (Cidadania), conhecida como Sandra Enfermeira, se revoltou com uma ação do prefeito José Alves da Cruz (PL), o Bitinho, que pretende inaugurar um colégio, no distrito, com o nome de seu pai, substituindo, no processo, a Escola Municipal Padre José Norberto Rodrigues.
VOCÊ VIU? Faça seu consórcio por menos de R$ 5,00 por dia e CONCORRA A UMA CG 160 START
Segundo a edil, Bitinho isolou a Padre José Norberto, que deixará de existir após a inauguração de um novo colégio, que está sendo construído, e tem o intuito de nomeá-lo em favor do pai. O pedido foi levado à Câmera de Vereadores nesta terça-feira (1º/3). “Uma pessoa que ninguém conhece, que não tem trabalho nenhum desenvolvido na cidade. E ninguém aceita isso. Quer que coloque o nome do padre Norberto ou alguém que seja de Lustosa”, declarou.

Sandra relatou que não concorda com a mudança, e que a comunidade de Lustosa também não foi consultada com relação ao assunto. “Já que tem que se mudar o nome do colégio, que se preserve a história de Lustosa, se colocando um nome de um lustosense ou de uma lustosense”.
“O colégio que já existe lá é o José Norberto Rodrigues. Ele [Bitinho] isolou esse colégio. Vai deixar de existir quando o outro começar a funcionar. Isso é uma vergonha”, desabafou.
A figura do padre José Norberto Rodrigues teve grande contribuição para Lustosa. Nascido no dia 6 de junho de 1910, em Terra Preta, vinha de uma família humilde, que vivia da fabricação e da venda de panelas de barro.
Em 30 de novembro de 1936, foi ordenado como padre, em Salvador, e realizou sua primeira missa no dia 6 de dezembro do mesmo ano.

Durante a sua vida, criou o Ginásio Pindorama, que contava com professores de nível superior, padres e médicos da melhor qualificação. O internato era o único, nas redondezas, que acolhia pessoas de toda a Bahia, e até de outros estados. Além disso, também fundou os colégios Tomé de Sousa, na capital, e Paraguaçu, no povoado de Nagé, próximo a Maragogipe.
Padre José Norberto foi responsável, ainda, por levar energia elétrica a Lustosa. Criou a Associação Escola Agrotécnica, e foi o pioneiro, no Brasil, a promover a reforma agrária.

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

5 Comentários

  1. Acho assim:
    Apesar de estar muitos anos sem participar dos eventos da cidade ..A escola nova, pode ter o nome que ele (quem criou) decidir o nome que dará. O que não concordo é desativar o Complexo Padre José Norberto Rodrigues, pois a cidade está crescendo e mais crianças virão ..E mesmo porque tem uma grande História de luta e é patrimônio Histórico e cultural da cidade.
    Estudei e me formei aí com exceção da sétima série. Tenho orgulho de ser um cidadão lustosense. Mas acredito que já que há repúdio com relação ao nome da nova escola, que haja um plebiscito para decidir qual nome os Lustosense gostariam que tivesse, apesar que o momento deveria ser de união para que mais benefícios chegassem à Lustosa e não brigar por uma coisa que é lutar contra o progresso quando se entra em atrito com a situação…
    Gostaria eu de poder oferecer meus préstimos como vereador ou prefeito da região…Morando em São Paulo, conheço os alicerces para aos poucos torná-la uma cidade próspera e digna de se viver com emprego, educação, saúde, desenvolvimento urbano e atividades esportivas e culturais, mas para isso temos de estar unidos à situação e sentar e conversar com a oposição, para se chegar a um acordo bom para todos. Bjs a todos e que se resolva da melhor maneira. Viva o Padre José Norberto Rodrigues. O primeiro poeta Lustosense que conheço, o Segundo é um grande amigo Valdemário de Freitas (pirra).

  2. quanta bobagem de ambas as partes! vamos agradecer que temos uma escola e fiscalizar pra funcionar de forma digna pra nossos alunos…com professores de qualidade, merenda, condições higiênicas , isso é que importa…o nome pode ser só escola.

    1. Com todo respeito não é bobagem se nossa vida existe passados histórias pq não permanecem com p nome que foi fundado ou bitus que fundou foi vamos ser realista reformas e importante sim pelos alunos e ps professores apesar que o prefeito não tirou nada do bolso ele foi obrigado fazer né vcs entende kkk então sou contra mudar o nome ele pode até tira nenengo traz o nome de vplta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics