JULHO DAS PRETAS E PRETINHAS: Projeto promove empoderamento e visibilidade das mulheres negras amelienses

Com o intuito de dar visibilidade, valorizar e potencializar a luta das mulheres negras, a Prefeitura de Amélia Rodrigues promoveu o primeiro “Julho das Pretas e Pretinhas”, com o tema “Mulheres e meninas negras em cena: representatividade, intelectualidade e insurgência.”
VOCÊ VIU? Coletivo Poético Girassol lança livro de poesias em homenagem à cidade de Amélia Rodrigues
O projeto foi realizado entre os dias 19 a 31 de julho, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e em comemoração ao Dia da Rainha Tereza de Benguela, celebrado em 25 de julho.

A ação foi idealizada por meio da Coordenação Geral de Cultura e o apoio da Secretaria de Educação (SEMEAR). Por conta da Pandemia da COVID-19, o evento foi totalmente virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV Web Semear e da prefeitura.
Na programação, foram realizadas conferências e mesas-redondas sobre empoderamento, representatividade, produção acadêmico-científica da mulher negra, políticas públicas de equidade de gênero e raça, educação antirracista, exibição de biografias de Mulheres Negras Insurgentes, em 8 episódios, e uma programação especial voltada para as meninas negras: Sarauzinho das Pretinhas com participação do público infantil, contação de histórias dos saberes ancestrais e oficina de bonecas Abayomi.
Os onze dias de atividades foram protagonizados por mulheres e meninas negras de Amélia Rodrigues, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, numa ciranda de partilha de saberes, conhecimentos e experiências, que impactou e, certamente, servirá de inspiração para muitas pessoas.
A conferência de abertura foi proferida pela Dra. Lívia Sant’Anna Vaz, Promotora do Ministério Público da Bahia e a conferência de encerramento teve o brilho da escritora, atriz, poeta, jornalista e produtora cultural, Elisa Lucinda.
Sobre o sucesso do projeto, a coordenadora geral do departamento de Cultura Aurelielza Santos, externou a satisfação pela realização do evento e agradecimento às participantes.
A coordenadora também enfatizou a importância de ampliar parcerias e dar visibilidade à identidade da mulher preta.
“O evento foi incrível! Estou muito feliz com o resultado, pois foi um trabalho concretizado pela participação de mulheres que nos inspiram e são referência na luta por uma sociedade antirracista. Historicamente, as mulheres negras representam luta e resistência. Por isso, é tão importante conhecer a ancestralidade, para reconhecer as causas e intensificar as pautas. Essa ação celebra a promoção, a valorização e a necessidade de criação de políticas públicas para as mulheres negras, a fim de garantir seus direitos, propiciando um diálogo com a sociedade civil, movimentos e coletivos, no reconhecimento da atuação, da produção intelectual e da identidade dessas mulheres.”, afirmou Aurelielza.
Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da TV Web Semear.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

 

ASCOM Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics