MARACUTAIA? Prefeitura de Teodoro Sampaio demite servidores da saúde para distribuir cargos comissionados para apadrinhados

Sem realizar concursos públicos e tendo apenas as contratações temporárias – através de REDA – como forma jurídica legal, a prefeitura de Teodoro Sampaio agora está passando por cima da legislação para demitir os legalmente contratados e distribuir empregos para seus apadrinhados. Tal ato desqualifica a gestão pública, compromete os serviços de saúde e humilha os guerreiros e guerreiras, profissionais da saúde que lutam contra a Covid-19.
Em fevereiro deste ano noticiamos aqui no Fala Genefax que a gestão municipal de Teodoro Sampaio ameaçou demitir servidores que foram aprovados no processo seletivo de 2018, empossados em 2019 e que tinham contrato vigente até setembro de 2021. Como a prefeitura não realiza concurso público há muitos anos, esse processo seletivo atende parcialmente aos requisitos da legislação a fim de impedir contratações ilegais e evitar que as gestões municipais se tornem cabides de empregos e utilizem-se mecanismos duvidosos com excesso de cargos de confiança (oficialmente chamados de cargos comissionados). Veja os detalhes da parceria entre o prefeito e secretária de saúde para prejudicar as pessoas e a população em benefício dos seus “miguxos”:
Indícios de estelionato eleitoral, apadrinhamento político e as demissões ilegais
Em setembro do ano de 2020, durante o período de campanha eleitoral, temporários foram avisados em reunião de que seus contratos, que venceriam naquele mês, seriam automaticamente renovados por mais um ano. Entretanto, os acontecimentos posteriores ao período eleitoral, evidenciam que os funcionários foram trapaceados, afinal, após atingir o objetivo da reeleição, iniciou-se, desde o mês de dezembro de 2020 uma intensa atividade de repressão e manobras por parte dos gestores que teve como alvo levar à demissão de servidoras da saúde pública (na linha de frente do combate à Covid-19) aprovadas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para substituí-las por apadrinhados políticos.
Constrangimentos perpetrados pela gestão municipal para prejudicar e expulsar os servidores do REDA e substituí-los por apadrinhados
Conforme relatam as denunciantes que residem fora da sede, pouco após da confirmação de atingido o objetivo da reeleição, a prefeitura, que mantém privilégios para alguns seletos servidores, retirou delas o transporte cedido desde o início do contrato e que tinha a finalidade de conduzi-las do entroncamento do município até o local de trabalho.
Dadas as fragilidades no sistema de transporte público intermunicipal essa atitude por parte da prefeitura representou para as prejudicadas um ato a fim de criar transtornos e desestimular que continuassem a exercer suas funções laborais.
Desse modo, a prefeitura gerou prejuízos financeiros e morais, visto que as servidoras foram induzidas a depender de caronas, pagar por transportes alternativos ou ter de chegar ao local de trabalho com antecedência de muitas horas ou até mesmo um dia, nos casos dos plantões de 24 horas que se iniciam às 7 da manhã.
Caso esse fosse o combinado desde o início, como afirmam elas, não haveria problemas. Porém, a prática de retirada do transporte emergiu somente após um longo período em que o serviço era regulamente fornecido a elas e, para as mesmas, não há dúvidas de que esta maldade teve como única finalidade de causar-lhes prejuízos para as levar a desistir de trabalhar para o município, expressando-se como uma clara perseguição.
“A gente vivia o tempo inteiro ameaçadas de demissão para ser substituída por gente de cargo de confiança, gente ligada ao prefeito. A demissão chegou a ser anunciada através de telefonemas no mês de fevereiro, mas devido à repercussão negativa que o caso tomou junto à população e as autoridades, que parecem estar de olho nas ações do gestor atual, a prefeitura aparentemente recuou”, afirmam as denunciantes. Entretanto, esse recuo parece ter sido apenas uma estratégia para encontrar o melhor meio de expulsá-las.
No mês de março a prefeitura as obrigou a assinar dois aditivos contratuais com datas retroativas. O primeiro aditivo era correspondente ao período de setembro de 2020 a fevereiro de 2021. O segundo aditivo referia-se ao período de fevereiro ao mês de abril deste ano. Nota-se ser essa uma manobra a fim de justificar a demissão e dar-lhe uma maquiagem para que ela pareça ser legal, provavelmente para evitar problemas junto aos órgãos de controle e à justiça e justificar as contratações dos apadrinhados.
Demitidos sob acusação de terem feito denúncias de ilegalidades ao Fala Genefax: onde já se viu!?
Foram relatadas também, após a vitória eleitoral que levou à reeleição de José Alves (o Bitinho) práticas de perseguição perpetradas por correligionários do atual gestor municipal e da secretária de saúde que visam intimidar, constranger e criar situações de risco profissional a fim de justificar as demissões das que entraram na mira para serem substituídas pelos apadrinhados do grupo do gestor.
Um dos principais motivos de toda essa “caça” foi combater que ilegalidades e fragilidades dos serviços de saúde da prefeitura fossem denunciados ao Fala Genefax. A rotina de fiscalização tem sido intensa para que não seja possível à população ser informada do descaso e desrespeito para com a saúde e seus profissionais.
Além disso a secretária de saúde voltou-se contra os servidores do REDA e as exigências e absurdos foram, de uma hora para outra, ampliados: negam as trocas de plantão; todos os servidores contratados pelo REDA estão tendo os seus direitos de férias, horas-extras e 13º salário pela prefeitura, ou seja, como se as humilhações e constrangimentos morais não bastassem, a prefeitura resolveu ampliar o grau de maldade e dar um baita calote nos profissionais.
“É muita covardia!” – afirmam as denunciantes que preferem ter seus nomes preservados por receio de maiores retaliações; justificativa plausível para não terem suas identidades revelados, afinal, no dia em que as demissões foram anunciadas, com apenas três dias de aviso prévio (o que caracteriza um absurdo contra as leis trabalhistas) ainda foram constrangidas por um ocupante de cargo comissionado que compareceu ao Pronto Atendimento para delas zombar afirmando que estavam sendo demitidas por vingança da prefeitura por causa das denúncias que anteriormente foram publicadas no Fala Genefax, ou seja, sem provas, foram acusadas e excluídas do trabalho. Há registro que uma das funcionárias chegou a passar mal e teve de receber atendimento após o vexame a que foi submetida por parte do constrangedor.
Tirando o pão da boca de quem precisa e foi contratado legalmente para beneficiar filha de vereadora em cargo comissionado: vale também beneficiar nora no cabide de empregos?
Para concluir, um das denunciantes nos enviou documentos que provam que uma das apadrinhadas que irá ocupar o lugar de uma das demitidas já é funcionária da prefeitura e, supostamente pelo motivo de sua mãe ser vereadora da base aliada do prefeito, vai acumular dois cargos na saúde pública, ou seja, “o prefeito está tirando o pão da boca de quem só tem um emprego para dar duas rendas a uma pessoa do município só porque uma vereadora suplente defende seus interesses na Câmara e, o que é pior, esse privilégio está sendo dado para alguém que não foi aprovada em processo seletivo como nós fomos e que vai entrar na equipe voando, sem ter experiência e preparo suficiente para corresponder às demandas crescentes do momento” disse uma das denunciantes.
Por último, os/as denunciantes informam que o prefeito está fazendo de tudo para transformar o município em uma “fazenda de porteira fechada”, até mesmo sua nora está ocupando um cargo no Pronto Atendimento.
Portanto, confirmando-se as ilegalidades não serão apenas os funcionários que estarão sendo prejudicados, mas fica a dúvida sobre a própria qualidade do serviço que a prefeitura presta, especialmente em tempos difíceis como o que vivemos com a pandemia da Covid-19.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

70 Comentários

  1. É simples o prefeito precisa pagar o que deve aos vereadores que tem ele na mão, então Siri (Padrinho da vereadora Dida) Wilton e João Paulo precisam colocar o seu gado (eleitores) pra trabalhar. Como não tem vaga suficiente pra todo mundo, vão mexer no pessoal do Reda, simples assim. E como oposição inteligente nessa Câmara é coisa que não se tem, fica tudo como está.

  2. Quantos prefeitos foram eleitos? E o que fizeram? Precisamos olhar para o cotidiano que não é visto, vozes engasgadas, silenciadas. Precisamos de históricos de honestidade. Precisamos de uma mulher prefeita de Teodoro Sampaio.

  3. Fora os galhos de árvore que já tem mais de 2 meses lá já mataram cobra, ratos entre outros tipos que são considerado de risco a saúde humana

  4. Eu quero que ele termine o asfalto da Rua do bambu em Lustosa. Na rua mora os pais de uma das candidatas da base do governo eu acho que ela perdeu a moral para fazer qualquer cobrança. Termina o asfalto da rua do bambu poha só isso.

  5. É nojento ver um monte de gente fraca, incompetente vindo aqui defender a atitude do prefeito. Gente assim não tem vergonha na cara, depende de política pra viver. Vai ficar sempre se escorando atrás de alguém pra ganhar um troco porque é incompetente, não estudo, não sabe trabalhar direito. Só concorda com porcaria que gosta de porcaria. Enfia a cara num chiqueiro que é melhor rebanho de porco.

    1. Seu jumento. Amanhã vai ser você otario baba ovo. Quanto vc tiver desempregado e passando necessidade vc vai ver o que é choro sua lá ela

  6. Graça a Deus que eu não dependo de prefeito nenhum principalmente esse cara sou livre sou nenengo não balujo pessoas dessas índole eu corro atrás do que eu quero é preciso agora pra vcs que não tem disposição pra correr atrás começar a pensar nisso pq a bomba vai explodir eai vai pular ou vai junto com seu prefeito kkkkk

  7. Nada é para sempre rapaz um dia acaba só ter paciência e fé esse Exu vai sair e levar as prostitutas​ dele e os facatruas dos seguranças dele até parece que ele é imune kkkk o intocável vá vendo

  8. O clima esquentou aqui nos comentários! Aonde estão os tocadores de fogos do prefeito? Venham defender o gestor de vocês. Tocaram tantos fogos e venderam tanto sabonete e agora estão esquecidos.
    Pelo visto o governo atual está sem apoio popular.

    1. Os meninos do mercadinho fizeram miséria nessa campanha comprarão votos no dia 15 e na madrugada de sábado para domingo distribuiram todo o dinheiro no domingo compraram votos vendendo sabonete, cada sabonete era 300 reais que a pessoa ganhava

    2. Gostei! O ditador é ruim até para os dele. A vida desses dois eram tocar fogos. Bita tocou um rojão bem grande e grosso no furico deles

    3. Fontes certas me falaram que foram pedir emprego ao Ditador Bigodudo e ele deixou eles dois esperando por 5 horas no gabinete antes de atender, comemoram até o aniversário da Secretária para depois conversa com eles.

      No dia seguinte correram atrás de Nenengo para pular, mas Nenengo não quer conta com eles

  9. São 22 anos sem Concurso Público em TEODORO SAMPAIO Genefax, mas será Genefax, que o TCM não tem culpa por omissão ? Porque todos os meses os dados são informados Genefax, ao TCM, que tal o fala Genefax, perguntar ao TCM sobre os 22 anos sem Concurso Público em TEODORO SAMPAIO ? Quinta: 08h às 12h e 13:30h às 17:30h / Sexta: 08h às 13h. – Av. 4, nº.495 – 3º andar, – CAB – Salvador-BA, CEP 41.745-002
    Telefone: (71) 3115-5671 – e-mail’s: contatompcba@mpc.ba.gov.br e atendimento@mpc.ba.gov.br … Olha aí Geni, os contatos do MPC TCM

  10. Realmente a reportagem só fala verdades pura maracutaia. Taise e Bitinho logo vao ser ficha suja por causa dessas sujeiras. Não é possível que não sejam incriminados por um esquema sujo desse. Dois forasteiros mafiosos que vem pra ca esculhambar as coisas. A madame só anda luxando no carro da prefeitura que vai pegar ela em feira. Essa gentinha só se alimenta de vida boa e corrupção

  11. A secretaria parece q tem medo da Zezé, pq essa mulher faz de tudo, se mete em tudo e a secretaria não fala nada
    Afinal esse Zezé é o q? Se é do estado pq não é devolvida, ou pq não se aposenta, o filho não consegue segurar o emprego sozinho não, ele nem em reda passou, me poupe viu, povo incompetentemente

  12. Essa tal de Nilma é insurportável, ela e a filha se acham, a filha pensa q é farmacêutica, pensa q é dona da farmácia, as duas são burras e chatas

  13. Todo mês nós fazemos hora extra e nunca recebemos, tiraram os carros q levava a gente em casa, temos uma coordenadora grossa , ajuda a gente

  14. Ainda há Genefax, vários Contratados Ilegalmente, na secretaria de saúde por exemplo, só tem uma Enfermeira que passou no Reda, os motoristas da saúde nenhum passou no processo seletivo, Vigilantes idem, professores também.. técnicos de enfermagem, várias Ilegalidades, o caloteiro também não pagou o décimo, tá na hora do Fala Genefax, ir entrevistar o promotor de justiça da comarca, talvez ele não saiba desses absurdos ( apesar de ser denunciado ) ou então não custa nada o site que tem a cara do povo, entrevistar on LINE, a chefe do MP Norma Cavalcanti.

  15. Todas essas colocações são sem valor. SE TEM VEREADOR PRA FISCALIZAR E NADA RECLAMA é porque o prefeito está agindo corretamente.

    1. Não são colocações, são confirmações, Se a sua mulher te trair como seu melhor amigo, e vc não reclamar ela estará certa ?

  16. Imperador? Vcs tem q gritar q foi de graça, alguém ganhou alguma coisa aí? Vc foi de graça, vc foi de graça. Eu, não. Sou família de Bitinho e nunca andei pra baixo pra cima pra está de carro de luxo. Cade vcs o carro q vcs tanto andam? Bitinho já era rico de família. E vcs?

    1. Do que adianta a família rica e não saber articular as ideias num pequeno texto? Riqueza não é sinônimo de desenvolvimento. Família rica e atrasada governando um município não vai gerar riqueza pra ninguém mais a não ser pra eles próprios. A única coisa que essa família rica tem para compartilhar é o atraso. A prova taí e só não enxerga quem não quer.

  17. Pessoal vamos criar um grupo no zap para mover uma ação civil pública no ministério público contra o prefeito e a secretária de saúde. Se tiver gente prejudicada de outras secretarias a gente envolve também. Sei que o secretário de educação tá perseguindo professores. Vamo se movimentar porque se não vamo ter que guentar essa coisa por 4 anos. O mandato desse cara começou agora e ele tá fazendo tudo isso. Vamos nos unir e fazer ele respeitar o povo ou então ele vai ser caçado. A intenção não é prejudicar ninguém, mas fazer a coisa certa. Quem topa?

      1. E você vai ter que engolir sua ignorância e seu atraso. Tomara que a filha de Nilma te atenda ou outra incompetente que bitinho colocou pra beneficiar e você se lasque por causa de sua burrice. O negócio em jogo aqui não é a política partidária mas a vida e o desenvolvimento seu babaca.

  18. Depois que uma recepcionista que era muito próxima de Bitinho saiu ele colocou a nova recepcionista para ser técnica de enfermagem e botou a mulher do filho pra ficar na recepção, Foi por isso que ele tirou a técnica de enfermagem do reda para deixar tudo redondo. Esse é o coronel Bitinho que veio da casa do satanás pra botar qualquer um que é da turma dele para atender o povo de Teodoro. Esses mesmo puxa-saco é que vai atender você quando vc precisar. Vc confia?

  19. Cuidado com o despeito! Zezé não eh funcionária da prefeitura e sim do estado, mas contribui bastante para o desenvolvimento da saúde do município. Vão procurar o que fazer e estudar se querem emprego bom… #AceitaÉ22

    1. Devolve esse despacho para o estado então. Provavelmente entrou no estado na época que não tinha concurso. Foi indicada. Se depender de concurso essa daí não passa nem em concurso pra ser gente… pense numa mulher ruim!!! Se você é ela ou o filhinho de merda dela então vai estudar você. Vocês são um bando de fracassados e dependentes de QI (quem indique) que precisa ficar puxando saco pra ter alguma coisa. Vai deixar de ser preguiçoso. Essa mulher é tão ruim que tá na secretaria do municipio pq nem o estado quer. Tenda devolver pra vc ver.

  20. Tem que manda esse povo de fora para fora mesmo tá certo meu prefeito, vem para Teodoro e ainda fica humilhando agente que é da Terra. Boa de meu Prefeito!

    1. Humilhando “agente”? Agente de trânsito? A gente ainda tem que atuar uns gênios querendo ser profissional. É capaz de ter sido uma das que ficou no lugar das demitidas. Vai pra escola e aproveita para aprender como se conjuga o verbo “mandar” e outros verbos.

  21. Infelizmente tem que aguentar os desmandos dele a justiça do Brasil não fonciona né tem que colocar fogo mesmo deixa a rua faz protesto pede a saída dele se ele não preta tira bitinho seu dia tá chegando viu a justiça tarda mas não falha

  22. Atenção prefeituras que estão lendo essa matéria: se os empregos de Teodoro Sampaio são só para os Teodorenses então gentileza não contratar ninguém que mora aqui. Fica proibido quem mora em Teodoro trabalhar fora. Bitus vai dar emprego para todo mundo e mandar todo o pessoal que mora fora daqui pra casa.

  23. Sabemos q toda prefeitura é meio cabide de emprego, mas estão pesando a mão, tem Zezé que não larga o espaço p empregar seu filhinho que não tem ética nenhuma, vive falando da vida dos pacientes e Nilma com essa filha preguiçosa, fofoqueira
    Bitinho não vai durar a vida toda não viu cambada

  24. Não se enganem, essa perseguição não tá só na saúde não, eles fizeram um reda e pensam que podem deixar só os moradores, o mais interessante é q os moradores não passaram na seleção

  25. Esses canalhas. Bitinho e Thaise dois trambiqueiros. Não tem vereadores nesta zona não é? E cadê o sindicato? É tudo fachada e essas misera pode fazer o que quer? Se vocês não fizerem nada o povo tem que fazer então. Atenção seus trambiqueiros, chamem de volta quem foi demitido ou vamos deixar o Brasil inteiro saber quem vocês são. Chegou a hora de acabar com essa quadrilha de merda. Não vamos tolerar que nosso povo seja maltratado desse jeito por gente incompetente, canalha e caloteira.

    1. Mulher? Quando Deus criou o mundo, criou também Adão; porque? Alguém explique aí porque estou cansado de pensar por todo o mundo.

      1. Alguém poderia justificar por que não elegermos uma mulher prefeita de Teodoro? Quantos prefeitos foram eleitos? e o que fizeram?

  26. Kkkkkkkkk um rebanho de preguiçosas e preguiçosos que deixa tudo atoa e quer ter razão, umas só querem dormir, outras só querem trepar dentro do PA. Boa de Bitus.

    1. Senhor administrador do portal Fala Genefax, peço que entrega essa pessoa inescrupulosa que fez essa acusação leviana e assina como “anônino” para a polícia civil, por favor. Basta denunciar o IP de onde ela mandou esta mensagem e a polícia vai indiciar essa pessoa. Trata-se aqui de calúnia e difamação contra as funcionárias que estão sendo lesadas e de um apoio vergonhoso aos crimes cometidos por Bitinho e sua secretária irresponsável, Thaise Cardoso. Não podemos permitir que as vítimas seja culpabilizadas pelos crimes pelos quais foram afetadas.

    2. Acusação muito séria e se for mentira será uma tremenda falta de respeito contra quem foi demitido. Quem faz acusação mentirosa acaba na cadeia. Cuidado!

    3. Leilane eu vi você mandando essa mensagem aqui do PA. Você está de plantão e eu fiquei de olho no seu movimento. Deixe de ser mafiosa. Todo mundo sabe que sua mãe que manipulou para você ficar aqui. Abra seu olho para não ser punida junto com o prefeito e secretária e ter que devolver o que você vai receber. Vc e sua mãe estão sendo gananciosas e, além disso, preguiçosa é você. Se respeite sua trambiqueira filha de outra trambiqueira que é serviçal do trambiqueiro do Bitinho. Ainda quer dar uma de crente! Tô ligado em você e nos esquema de sua mãe lá de Terra Nova.

    4. Ser mala é uma coisa e ser mala e burro é outra. Só otário pra não saber que quem escreveu isso aí faz parte da quadrilha. Tá com cara que é a filha da vereadora que tá acumulando cargo. Malandragem dá um tempo. Tá explicado pq não passou no reda e teve que dar um jeitinho pra se dar bem. Só tem um neurônio e ele não funciona direito.

  27. Eu não me importo com a perseguição e demissão, contanto que os os novos funcionários sejam da cidade. Chega de mão de obra estrangeira

    1. Concordo com vc, devemos valorizar os da casa, podemos fechar as portas da cidade e viver só entre a gente, colocar todo mundo de fora embora, inclusive bitus

    2. Eu também acho. Sendo a cidade e incompetente eu aceito até que me mate ou que possa me aleijar e matar as pessoas da minha família também. O importante não é ser competente. O importante é ser da cidade. Eu acho que devia botar também os pai de santo no lugar dos médicos, afinal eles são da cidade e precisam do emprego. Tem que tirar essas porra desses médicos preguiço daqui.

    3. É isso aí. Teodoro Sampaio tem que declarar independência do Brasil e ser um país próprio. Não aceitar mão de obra do Brasil, só da nossa Teodorândia. Tô com vc, funcionário bicho! Vamo aproveitar e fazer nossa propria vacina pra Covid. Aqui não entra vacina estrangeira. As escola também só vai contratar professor daqui, não queremos professores brasileiros, mesmo sem saber ler e escrever a gente aceita para ser professor, desde que seja da nossa Teodorândia. Independência ou morte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics