ATENÇÃO: Em breve o Berimbau Notícias vai passar a se chamar Fala Genefax
O vereador Fabiano de Lima, o popular Bilu (PP) realizou algumas cobranças ao então atual secretário de saúde de Amélia Rodrigues, Teonis Lins, durante sessão realizada na Câmara Municipal na tarde de terça-feira (9/3).
Bilu relatou que quando era vereador Teonis Lins cobrava constantemente nas sessões a falta de providências da secretaria de saúde da gestão anterior para a prevenção do covid-19, e hoje que assumiu a pasta da saúde na atual gestão, não mostrou ainda para que veio.
“Ele citava muitas vezes que era da saúde, e hoje por falta de coragem ou de competência, não está trabalhando em prol da saúde”, afirmou Bilu.
O parlamentar ainda contou que o secretário de saúde, enquanto era vereador, cobrava uma ação por parte dos guardas municipais, agentes de trânsito e funcionários da saúde, para que ficassem na fila da lotérica e dos bancos com medidores de temperatura e álcool em gel, porém hoje que ele lidera a pasta, a situação se encontra igual aos tempos em que ele criticava.
Ainda na sessão, Bilu elogiou a postura do secretário de agricultura, Edson Roberto de Carvalho Bacelar e da secretária de educação, Gilmara Belmon, por ter lhe dado todas as informações quando precisou e pela grande atenção para solucionar suas demandas, diferente da Secretaria de saúde que não o responde.
Confira a nota de Teonis Lins:
Em resposta as acusações infundadas e sem embasamento teórico feitas pelo vereador Fabiano de Lima, o Secretário Municipal de Saúde Teonis Lins Freitas, vem apresentar respostas técnicas como forma de esclarecimento à população Ameliense.
Sabemos que o vereador é o representante do povo e no exercício desta função tem o dever de identificar as preocupações coletivas da sociedade e levá-las para o debate na Câmara, porém as questões levadas a debates não podem ser baseadas em inverdades e acusações. E para esclarecer os temas abordados pelo Senhor vereador seguem as fundamentações:
Considerando a acusação de falta de competência, entendemos que ser competente é ter a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes. Então todas as decisões tomadas pela gestão saúde municipal, estão baseadas em critérios técnicos e nas politicas públicas de saúde adotadas pelo Ministério da Saúde. Seriamos incompetentes se tomássemos decisões sem caráter técnico.
Considerando a ação de aferição da temperatura da população, inicialmente essa ação foi adotada mundialmente como forma evitar a disseminação da doença, mas seguindo a nota técnica nº 30/2020 da ANVISA, que avalia o controle da temperatura como método de triagens de casos suspeitos da COVID -19 em portas de entrada, a mesma sugere que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas, pois indivíduos afebris durante o período de incubação ou fazendo uso de antitérmicos podem não ser detectados por meio desta medida. Então a estratégia mais eficaz para mitigar o impacto de uma pandemia é reduzir os contatos entre pessoas infectadas (isolamento social) e não infectadas (distanciamento social), uso de máscaras, reduzindo assim a disseminação da infecção, o pico de demanda por leitos hospitalares e o número total de infecções, hospitalizações e mortes. E em relação à presença de um guarda municipal na porta do estabelecimento para organização das filas é de responsabilidade da gestão do estabelecimento, mas a Prefeitura municipal, como forma de melhorar o tempo de espera da população ao serviço, estará colocando toldo na porta do estabelecimento facilitando a organização da fila por parte da gerência do estabelecimento. Salientamos que até o momento a gestão municipal não recebeu financiamento específico para desenvolvimento das ações de enfrentamento ao COVID 19.
Considerando a afirmação de que o município possuía um Centro de COVID 19 estruturado e que a gestão desfez, informamos que em agosto de 2020, a Secretaria de Saúde fez a solicitação de financiamento para um Centro de atendimento ao COVID 19, porém não foi aprovado por falta de dotação orçamentária do Ministério da Saúde. Então as coletas passaram a ser realizadas no ambulatório do Hospital municipal. No inicio da gestão demos continuidade ao serviço, mas com o aumento do número dos casos, o retorno do atendimento das especialidades, e baseado em posicionamentos técnicos, decidiu-se por remanejar o serviço para Unidade de Saúde da Família do Campo Alegre, por entender que o serviço de atendimento num Centro COVID 19 é um serviço de atenção básica, que prevê funcionamento de 08 horas diárias; espaços físicos estruturados para o acolhimento e atendimento de usuários com queixas relacionadas aos sintomas de Covid-19. Os Centros de atendimento para enfrentamento à COVID tem a finalidade de atuar de modo complementar às equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde, compartilhando o cuidado das pessoas assistidas pelas equipes e prestando assistência àquelas que apresentarem síndrome gripal. Então o horário de atendimento do Centro COVID 19 é das 8 às 16 horas. Neste horário estaremos à disposição para receber toda e qualquer autoridade que queira visitar o serviço, só solicitamos agendamento, pois por ser serviço de saúde precisa de acompanhamento de um profissional técnico.
Considerando o fechamento da Unidade de Saúde de Mata de Aliança, informamos que por precauções e seguindo Protocolo do Ministério da Saúde, sempre que temos um caso suspeito e/ou positivo no local de trabalho realizamos a testagem de todos os profissionais que atuam na Unidade. Sendo assim realizamos a testagem de todos os profissionais da Unidade de Mata de Aliança, e após resultado, que foi negativo, retornamos normalmente as atividades da Unidade. O que não entendemos eticamente o motivo da solicitação de expor resultados de funcionários, pois é de responsabilidade nossa manter a seriedade com a saúde da população e não podemos em circunstância alguma ser desacatado e a nossa conduta profissional não pode ser desmerecida e colocada em âmbito politico partidário, pois a todo tempo trabalhamos realizando e fazendo valer as politicas públicas de saúde, então consideramos inadmissível que o nosso posicionamento em relação à abertura do serviço seja questionado.
É de conhecimento de todos, ou espera-se que seja que o Secretário de Saúde é o responsável pela definição e avaliação da Política Municipal de Saúde, em consonância com o Plano de Governo, Plano Municipal de Saúde e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS. Diante do exposto não fica claro a motivação pela qual o Vereador sugere que o Secretário de Saúde solicite a saída do cargo.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606
Parabéns Vereador Bilu pela sua postura a sua obrigação você cumpre direitinho seu dever de casa que é fiscalizar e rever o que é melhor para o povo você tem o meu conceito e você me representa muito bem se for para cobrar e fiscalizar cobre lute pelo seu povo porque Amélia Rodrigues tem que ser olhada de forma diferente.
Prefiro pagar multa,ainda assim estou no lucro,todos vcs estão com seu salário em dias nós estamos a procura de emprego de curso tec.aos jovens KD?já estamos Março.nao apareçam em minha nhã porta.tem uns 3eleocoes que voto no Bahia.com orgulho.
Parabéns Vereador Bilu pela sua postura a sua obrigação você cumpre direitinho seu dever de casa que é fiscalizar e rever o que é melhor para o povo você tem o meu conceito e você me representa muito bem se for para cobrar e fiscalizar cobre lute pelo seu povo porque Amélia Rodrigues tem que ser olhada de forma diferente.
Prefiro pagar multa,ainda assim estou no lucro,todos vcs estão com seu salário em dias nós estamos a procura de emprego de curso tec.aos jovens KD?já estamos Março.nao apareçam em minha nhã porta.tem uns 3eleocoes que voto no Bahia.com orgulho.
Força Bilau, você será nosso futuro prefeito nessa zorra. Quando você se candidatar, eu vou até procurar o meu título só para votar em você!