QUALIDADE E INOVAÇÃO: Escola Lápis de Cor é homenageada no Melhores de 2018

A Escola Lápis de Cor está em funcionamento há 25 anos e seu projeto educacional transformou o panorama da educação infantil na cidade de Conceição do Jacuípe e região. Com uma história de inovação e qualidade, a instituição começou a funcionar em 1994 e já no primeiro ano contava com 70 alunos. A idealizadora desse projeto foi Janilza Oliveira Ribeiro de 47 anos, que está à frente da direção da escola.
A escola atualmente possui 320 estudantes que frequentam as aulas no turno da manhã. Com a capacidade máxima, Janilza afirma que ela própria não tem pretensão de ampliar a escola ou abrir novos turnos, pois acredita que ampliar a escola poderia significar uma perda da qualidade, do carinho, da inovação e da essência que representa a Lápis de Cor. A escola conta 18 salas e atende do Grupo II até o 5° ano.
A paixão pela docência começou ainda na infância, conta Janilza, que estudava no Colégio Sérgio Cardoso pela manhã e à tarde ensinava de graça os seus vizinhos mais novos. Os pais separaram um lugar em casa, ela comprou a lousa e deu continuidade às aulas. A partir da 5ª serie foi estudar no Santo Antônio em Feira de Santana, na cidade conclui também o ensino médio, porém em outra instituição.
A partir dos 18 anos começou a trabalhar realizando festas de 15 anos e cozinhando em eventos de pessoas proeminentes na cidade de Conceição do Jacuípe. Embora a família fosse financeiramente estável, ela explica que sempre gostou de ter sua independência, assim, começou a juntar dinheiro com o propósito de abrir sua escola.
Janilza é professora concursada do estado há mais de 25 anos, foi diretora do CEMEC por 13 anos e durante toda a sua atuação na área da educação procurou desempenhar suas funções de tal modo, que transformasse positivamente a realidade das instituições onde trabalhou.
Percebendo a carência de uma escola inovadora na cidade, decidiu montar a Lápis de Cor, nome escolhido pela irmã. Janilza destaca que o seu principal objetivo ao montar a escola, nunca foi ganhar dinheiro, mas sim melhorar a educação do município, implementar novas ideias e desenvolver um trabalho inovador na área da educação. O dinheiro, segundo ela, é consequência de um trabalho bem realizado.
Destaca ainda, que as inovações trazidas pela sua escola fizeram com que as outras instituições da cidade começassem a se desenvolver. E esse movimento possibilitou uma melhora significativa na qualidade do ensino na cidade. As escolinhas possuem diferentes perfis e modelos de educação diversos, mas apresentam muita qualidade e essa realidade deixa Janilza bastante feliz.
A Lápis de Cor possui no seu cronograma anual diversos eventos, atividades artísticas e culturais: teatro, feira de ciências, festival de dança e arte são algumas dessas atividades. Ela ressalta o tradicional São João da escola, que reúne alunos e familiares numa grande comemoração e a fanfarra que desfila todo 7 de setembro desde quando a escola foi inaugurada. Além disso, salienta que faz questão da presença dos pais nos eventos realizados na instituição, afinal, destaca a educadora, dia da família é todos os dias.
O diferencial da escola é a paixão e o cuidado, destaca Janilza, que afirma que quando contrata um professor, o mais importante é que o profissional goste de trabalhar com criança. Ela salienta que todas as crianças são tratadas com respeito e muito amor, sem nenhuma distinção. Além disso, busca ouvir os alunos e colocá-los em primeiro lugar, afinal, eles serão os nossos futuros profissionais e precisamos de profissionais com humanidade.
Perguntada se ela considera a si mesma e a escola um sucesso, a resposta é sim, pois todos os objetivos traçados por ela ao longo desses anos foram alcançados. Revela também que nunca investiu muito em divulgação e que o sucesso da escola é devido aos comentários e indicação dos pais de alunos, o que comprova o bom trabalho que vem sendo desenvolvido.
Sobre o prêmio, se diz muito satisfeita pelo reconhecimento da comunidade, que é uma sensação de dever cumprido e garante realizar um trabalho com muito amor, de forma séria e com qualidade. Ainda ressalta que a escola possui um projeto de sucessão bem estruturado, para que quando se afastar, o trabalho continue sendo desenvolvido com muito carinho, dedicação e seriedade.
A dedicação, qualidade e inovação na educação tornam a Escola Lápis de Cor uma referência na educação e demonstra a importância de realizar um trabalho com seriedade. Por esses fatores a instituição é premiada no Melhores de 2018, realizado pelo portal Berimbau Notícias.
Sempre foi evai continuar sendo a melhor