GUERREIRO: Vereador Robert Sena é homenageado no Melhores de 2018

Robert Antônio Sena Damasceno, 52 anos, é nascido e criado em Teodoro Sampaio, cuja infância sofrida não o impediu de alcançar muito sucesso na sua trajetória. Filho de pais separados, Robert revela que embora o pai tivesse uma boa condição financeira, como possuía muitas esposas e filhos não o dava a devida atenção. Desta maneira, a mãe trabalhava na roça para sustentar os filhos, um total de 9, sendo Robert o mais velho e único homem.

Assim, deste cedo começou a trabalhar para ajudar a família: arrancava toco, plantava capim, vendia confecções em feira livre e tudo mais que aparecesse. Revela ainda que não aceitava sua condição de vida e muito menos as desigualdades sociais existentes na sociedade, onde um pequeno grupo de pessoas detém a maior parte dos recursos.

Robert também trabalhou em Salvador, onde morou por 3 anos, e sempre cultivou o desejo de estudar. Queria cursar engenharia ambiental, mas por conta das circunstâncias da vida não foi possível. Esforçado e estudioso, chegou a trabalhar como consultor agrícola num consórcio formado pelas três multinacionais de fumo que atuavam na região. Ele revela que as empresas procuravam técnicos agrícolas formados, embora ele não tivesse a formação, detinha os conhecimentos necessários para desempenhar a função e foi um dos contratados. Dava orientação agrícola em toda essa região que incluía, dentre outras cidades, Coração de Maria, Cruz das Almas e Conceição do Jacuípe.

Nesse mesmo período foi convidado para organizar uma série de reuniões em Teodoro Sampaio para explicar aos trabalhadores rurais sobre o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que era pouco conhecido pelo pessoal do município, que além do desconhecimento do programa também não contava com um sindicato local. Eles eram atendidos pela entidade da cidade de Terra Nova. Durante as reuniões nenhum representante do sindicato de Terra Nova apareceu e eles decidiram fundar seu próprio sindicato, que iniciou seu funcionamento em fevereiro de 1996.

Ninguém queria assumir a presidência do sindicato e foi sugerido que Robert assumisse o cargo provisoriamente durante o primeiro ano. Inicialmente ele recusou, mas acabou aceitando a função. Meses depois, uma das empresas que fazia parte do consórcio que ele trabalhava se retirou, o acordo foi extinto, as outras duas empresas passaram a fazer seus trabalhos de forma individual e Robert foi dispensado. Ele voltou a plantar roça e procurar um novo emprego, mas continuou trabalhando no sindicato e as coisas começaram a se desenvolver.

O sindicato deslanchou e começou a se destacar na cidade. Robert que ficaria apenas um ano, por conta de sua boa gestão cumpriu 4 mandatos à frente da instituição. Nesse época, começou a ouvir das pessoas que deveria se candidatar a vereador da cidade. Porém, ele nunca quis ser vereador, pois almejava um cargo no executivo, onde, segundo ele, poderia fazer muito mais pelas pessoas.

Filiado ao PCdoB, ele afirma ter tido seu primeiro contato com os pensamentos de esquerda a partir da transição do Regime Militar para a democracia. Robert explica que passou a conhecer sobre o comunismo, seus ideais e os países que adotavam o regime e ficou encantado por esse sistema político, que segundo ele, proporciona maior igualdade entre os cidadãos, assim, começou a se alinhar com pessoas de mesmo pensamento político.

Desde a década de 1990, vota apenas em candidatos e partidos de esquerda. Ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) em Teodoro Sampaio, mas nunca se filiou ao partido. Em 2003, junto com outros correligionários, fundou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na cidade. Por duas vezes foi convidado para concorrer como vice-prefeito, na primeira não foi aceito pelos partidos de direita que compunham a capa e da última vez declinou para se candidatar ao legislativo.

Em 2008 saiu candidato a vereador pelo PCdoB e foi o mais votado na cidade de Teodoro Sampaio, nas eleições seguintes foi reeleito, novamente como o mais votado. Atualmente cumpre seu terceiro mandato no legislativo municipal, mas sempre almejava chegar à presidência da Casa para implementar algumas mudanças. No início de 2019 assumiu a presidência da Câmara dos Vereadores da cidade e afirma já ter iniciado projetos nunca antes executados pela Casa.

Robert ressalta que é uma pessoa disposta a lutar pelo bem-estar de todos. Ele explica que não basta lutar apenas para realizar os seus próprios sonhos, mas que as pessoas precisam aprender a lutar pelos seus objetivos e no processo transformar a vida de quem estar a sua volta, da sociedade de modo geral. É a melhor vitória, ver o seu semelhante bem, afirma o vereador. Ele também destaca a sua luta e o seu trabalho honesto ao longo desses anos.

Robert Antônio Sena Damasceno, vereador pelo PCdoB no terceiro mandato na cidade de Teodoro Sampaio, pelo seu trabalho no legislativo é homenageado no Melhores de 2018, premiação realizada pelo portal Berimbau Notícias.

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics