Pela luta em prol das mulheres na política, Kátia Bacelar será homenageada no “Melhores de 2018”

Natural de Salvador, Kátia Bacelar é casada com Décio Ribeiro dos Santos, mãe de Maria Vitória, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e é especializada em Automação Predial e Edifícios Inteligentes com especializações no exterior e atuação em grandes empresas e multinacionais.
Contribuiu como profissional pelo crescimento da infraestrutura aeroportuária e portuária do Brasil; trabalhando neste setor em importantes obras públicas e privadas. Colaborou através da sua atuação profissional para o desenvolvimento tecnológico e de infraestrutura do Porto de Santos e dos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Santos Dumont, dentre diversos outros. Retornando à Bahia, como empresária trouxe inovações e melhorias para o estado na área da Engenharia Civil.
Além desta experiência urbana, Kátia Bacelar é muito sensível às causas da agropecuária. Pois é produtora rural na área da cacauicultura; fruticultura irrigada; suinocultura; pecuária de leite e de corte. E desenvolve projetos de integração de lavoura e pecuária. Atualmente, ela é presidente do PR Mulher na Bahia e foi candidata a deputada estadual pelo Partido da República no pleito 20018, conseguindo uma votação expressiva de quase 40.000 votos, pois após ter toda uma trajetória de vida voltada ao desenvolvimento e geração de emprego e renda na iniciativa privada, Katia sentiu necessidade de representar o povo da Bahia e as mulheres na Assembleia Legislativa.
Kátia Bacelar é neta de João Souza Bacelar, prefeito de Entre Rios aos 20 anos. O pai, João Carlos – o Jonga Bacelar – foi um desbravador do Oeste baiano e um incentivador do agronegócio toda sua vida. Foi deputado federal constituinte por cinco mandatos e um dos pioneiros no plantio de algodão na região oeste e produtor rural do semi- árido Baiano.
O tio, Rui Bacelar, foi o senador mais bem votado da história da Bahia,em 1986. E seu irmão, João Carlos Bacelar Filho, já está no quarto mandato como deputado federal. E é prima do deputado federal Bacelar, ex-secretário de Educação de Salvador. A sua mãe Ligia Silva Bacelar, também vem de uma família de tradição política e empreendedora.
A luta de Katia é valorizar a presença da mulher em vários setores produtivos, no campo, estimulando sua participação no agronegócio, mas também luta por políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo da mulher, na cidade, assim como pela ampla participação da mulher na política.
Como Presidente do PR Mulher da Bahia (partido da República), busca incansavelmente por mecanismos institucionais para incentivar a participação da mulher na politica, a lei de cotas e a obrigatoriedade de aplicar recursos partidários na promoção da participação feminina é um de seus grandes desafios.
Criou no PR Mulher, o FIM (Frente a Integridade da Mulher) que atua prestando auxilio e conscientizando mulheres vítimas da Violência. Valorizar a presença da mulher no campo, estimulando sua participação no agronegócio, é outra bandeira de Katia, ela pretende criar na Bahia o NFA ( Núcleo Feminino do agro Negócio) entidade que atue na defesa do produtor, contra a escassez hídrica e a falta de assistência técnica e de acesso a créditos para o agronegócio ser porta-voz das reivindicações do pequeno, médio e grande produtor. Diz Kátia Bacelar: “Sei e enfrento todas essas dificuldades com minha trajetória na agropecuária. Inclusive, conheço muito as necessidades do homem do campo por minha atuação neste setor no semiárido da Bahia”.
Ela por sua formação técnica também luta pela ampliação da infraestrutura no estado e a geração de empregos.

Esta é Kátia Bacelar. Mulher, mãe, Politica, empresária, pecuarista e produtora rural. Que luta pelo reconhecimento da mulher na política e no campo. Simples, mas firme, e que não admite falta de respeito, em todas as circunstâncias. Que é católica, mas admira e respeita todas as religiões. Uma mulher para quem a família é, e sempre será, o seu porto seguro. Mulher da terra, talhada para os desafios, que atua de forma firme na defesa dos interesses da Bahia. Por todas essas qualidades, Kátia será homenageada no dia 11 de abril, na maior premiação do estado da Bahia, promovida pelo portal Berimbau Notícias.