Da infância difícil ao reconhecimento, Darcilene Atanazio é homenageada no Melhores de 2018

Mulher, divorciada, mãe de quatro filhos, determinada e batalhadora. Essa é Darcilene Agostinho Atanazio, hoje uma mulher bem-sucedida, mas cuja infância e adolescência foram de grandes dificuldades.
Por conta da profissão do pai, que trabalhava numa empresa de terraplanagem, Darcilene cresceu mudando-se de cidade em cidade. Morou em Mundo Novo, Baixa Grande, Itaberaba e na adolescência fixou moradia em Simões Filhos, todas cidades baianas.
De família humilde, não teve luxos quando crescia. Como ela mesma relata: “não teve bicicleta para andar, mochila bonita para ir à escola ou um bom tênis no pé”. Situações agravadas pelo problema que o pai dela tinha com o álcool. Embora um homem trabalhador, o pai de Darcilene acabava por gastar seu salário com bebidas alcóolicas e não no investimento para uma melhora de vida da família. A mãe dela, por outro lado, fazia o que podia, mesmo que de forma esporádica, para oferecer o mínimo de dignidade aos filhos e utilizava-se da costura e outros meios para trazer algum dinheiro para dentro de casa.
Contudo, a infância difícil não impediu que a jovem buscasse uma melhora de vida. Como ela mesma aconselha: “Lutar sempre, estudar e desistir nunca”. Percebendo a necessidade de trabalhar para ajudar em casa, no ano de 1982, começou a trabalhar em industrias, logo depois conseguiu um emprego na prefeitura, onde ficou durante cerca de dois anos. Mas ela queria mais.
Quando foi instituída a Comarca na cidade de Simões Filhos, Darcilene estudou e prestou concurso público e foi aprovada para o cargo de Comissária de Vigilância, deste modo, iniciou sua carreira na área jurídica. Em 2001, incentivada por uma colega, participou de um concurso dentro do próprio Tribunal de Justiça, na intenção de mudar de cargo. Guerreira e muito determinada, ela conseguiu ascender ao cargo de Subtabeliã de Notas.
Em 2012, quando começou a privatização dos cartórios, Darcilene avança ainda mais na sua trajetória profissional e torna-se tabeliã e proprietária do Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos na cidade de Simões Filhos. Como comprovação de sua competência e trabalho duro, em 2013, o Tribunal de Justiça lhe confia, por um período de pouco mais de dois anos, a administração do Cartório de Registro Civil da cidade de Simões Filho.
A trajetória de Darcilene Agostinho Atanazio é daquelas que inspiram. De uma infância pobre, com pai alcóolatra e muitas dificuldades para uma profissional bem-sucedida, realizada e inspiradora. Ela aconselha que é necessário muita perseverança, luta, tendo seus objetivos claros e seus ideais bem definidos, colocando sempre Deus a frente de tudo. E que com muita luta e determinação se alcança a vitória.

Com uma história linda e inspiradora, essa profissional merece ser reconhecida. Ela se diz muito grata pela premiação e reconhecimento, reconhecendo todo o trabalho árduo e toda dedicação ao longo desses anos que a trouxe até esse momento. Sem sombra de dúvidas, uma grande história e um merecido prêmio.