Comemorando 30 anos, Educandário será homenageado pelo Berimbau Notícias

O Educandário Imaculado Coração de Maria comemora 30 anos de existência em 2019. Motivo de orgulho para todos, em especial para pais, alunos e ex-alunos. A escola foi idealizada pela Irmã Felicina Ferrari, italiana da cidade de Felônica, ela chegou ao Brasil em 1965, passou pelas cidades de Feira de Santana, Salvador e em 1982 fixou residência em Amélia Rodrigues, onde permanece até hoje. “Começamos aqui o nosso apostolado, o padre daquela época era o hoje Bispo de Eunápolis, Dom Edson, que foi quem trouxe a gente para aqui”.
A criação do Educandário veio através de orientação divina. Ao realizar uma festa junto com a comunidade, em celebração a Nossa Senhora Aparecida, surgiu a idéia de fazer uma escola. “Perguntei às crianças se elas queriam uma escola e onde a iríamos fazer, elas disseram que sim e era para fazer no quintal de nossa casa que não tinha nada. Então fomos lá para rezar, ajoelhamos no chão, colocamos umas medalhinhas de Nossa Senhora e fizemos a oração com os meninos”.
Depois que a festa acabou, Irmã Felicina resolveu fazer um pedido a Nossa Senhora. “Se a Senhora quer, ajude a fazer essa escola, se não, tire da nossa cabeça e da cabeça das crianças. Alguma de nós, não me lembro quem, disse para fazermos um sinal: se por acaso alguém trouxer algum material de construção novo ou velho, é sinal de que Nossa Senhora quer essa escola”.
Pois bem, o dia passou e nada aconteceu. À noite, quando já não estava esperando, Nossa Senhora mandou uma caminhonete com telhas. “Um senhor nos chamou com o fundo da caminhonete cheio de telhas que haviam sobrado da reforma de sua casa. Este era o sinal de que ela queria”.
Com o apoio das irmãs e da comunidade a escola foi ganhando forma: “A escola foi construída devagar, mas em 1989 ficou pronta a primeira parte. Foi tudo em etapas. Devagar, etapa por etapa, a escola começou a funcionar. Muitos se ofereceram para ajudar a trabalhar na construção”, diz a Irmã. Além da escola, também foi construído posteriormente um local adequado para as crianças praticarem esporte, próximo às dependências da escola: “Conseguimos construir o ginásio de esportes Pe. Aristotelino Dantas Lima também com muito sacrifício. Mas a Divina Providência, acredite, eu tenho uma grande Devoção a Nossa Senhora, sempre se fez presente em nossas obras. Quem confia, acredita e tem fé, não fica desiludido”.
O sofrimento nunca faltou, mas a alegria das crianças aprendendo e dos pais por suas crianças, sempre foram um alivio. “A nossa finalidade não era só uma educação escolar, mas também uma educação religiosa. Nossa escola é uma escola católica, e continuará sendo isso. Essa criançada toda que está aqui é a nossa alegria. Deus sempre nos mandou bons professores e coordenadores, bons funcionários, uma boa equipe”.
Após três décadas de um trabalho magnífico, realizado com muita dedicação e amor, a Irmã Felicina confessa não fazer ideia de quantas crianças já passaram pelo Educandário…
Atualmente, o Educandário oferece ensino a crianças do Grupo 2 ao Nono Ano do Ensino Fundamental. As Irmãs Missionárias se mantém orgulhosas por terem um número grande de alunos que já foram formados em universidade/faculdade . “Sempre chega convite para formatura (não dá para ir em todas, mas estamos sempre rezando por todos) e agradecimento, gente que telefona até de São Paulo ou que vem nos visitar quando passam por Amélia Rodrigues. Muita alegria pelo reconhecimento dos nossos alunos”, afirma. Escola que prima pela boa convivência entre seus alunos, tem à Irmã Maria Auxiliadora como diretora que sempre foi respeitada por todos os alunos. “Estamos felizes com todos que trabalham aqui. O Educandário é uma família, e os nossos alunos são as pedras preciosas que Deus manda para serem lapidadas”. A escola conta com funcionários que permanecem desde a criação da escola e muitos dos atuais alunos são filhos de ex-alunos da instituição.
A irmã Felicina, sem dúvida, é merecedora de todo reconhecimento. No alto dos seus 85 anos, sua sabedoria inspira: “Para fazer o bem é como subir uma ladeira para chegar (difícil), melhorar cada vez mais. Para fazer o mal basta deixar-se levar, é como descer a ladeira (fácil)”. Ela ainda revela qual é a sua maior missão: “Nossa maior missão é levar uma educação cristã, que leva a preparar os alunos para se tornarem homens de bem para enfrentar o mundo com as dificuldades que tem”.
Com uma história linda e inspiradora, a irmã Felicina marcou ao longo dos anos a vida de muitas pessoas.

E todo o empenho dessa mulher, dona de uma sabedoria ímpar, resultou nesse projeto magnífico, o Educandário Imaculado Coração de Maria, que será merecidamente homenageado com o prêmio Melhores de 2018, realizado pelo portal Berimbau Notícias.
Na época com 4 anos, fiz parte da turma de Pré 1 1989. Aprendi muita coisa no Educandário até a 5ª série que foram muito úteis no decorrer da vida acadêmica. Até os dias de hoje tenho contato com algumas pessoas que estudaram comigo naquela época. Parabéns aos 30 anos do “Convento”.