Primeira deputada negra eleita na Bahia, Olívia Santana receberá o troféu “Melhores de 2018”

Olívia Santana foi eleita Deputada Estadual, pelo PCdoB-BA, em 2018. Sempre lutou contra as desigualdades sociais e discriminações. É filha de uma empregada doméstica e de um marceneiro. Muito cedo, trabalhou de servente, merendeira, mas não desistiu de estudar e formou-se em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciou a vida política em 1988, como presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da UFBA. Foi vereadora de Salvador por 10 anos. É autora do Projeto de Lei que instituiu o 21 de janeiro como o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, e do Projeto de Lei do Livro e da Leitura.
Olívia foi titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, ganhando destaque pela implantação do Sistema Informatizado de Matrícula e do ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira.
Na equipe do governador Rui Costa, Olívia Santana dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Uma das suas primeiras iniciativas foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, para a implantação da Ronda Maria da Penha, que protege as mulheres em situação de violência. Também foi idealizadora dos projetos Mulher com a Palavra e Mulheres na Ciência.
À frente da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia, Olívia lutou e garantiu o bom funcionamento da Rede SineBahia, ampliando suas funções com a implantação de equipes do programa Primeiro Emprego e com o lançamento do Portal Contrate Bahia.
Fortaleceu o cooperativismo, a Economia Solidária e as políticas do Esporte.
Por sua força em ser a voz do povo na Assembleia Legislativa (AL-BA) Olívia Santana receberá o troféu “Melhores de 2018 | Berimbau Notícias. A mega premiação acontece no dia 11 de abril, no Sítio Campestre em Feira de Santana.